O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Verônica Passos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Katia Regina Xavier da, Silva, Ana Patricia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação.  The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity. Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research.
id EDUL-1_8d37c1040b3de4b1ec3af84dff614c36
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/800
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?autorregulação da aprendizagemensino de FrancêsEducação BásicaPesquisa-Açãoensinopesquisa-açãoformação de professoresEducação BásicaO presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação.  The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity. Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 426-4412177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Verônica PassosSilva, Katia Regina Xavier daSilva, Ana Patricia da2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/800Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
title O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
spellingShingle O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
Alves, Verônica Passos
autorregulação da aprendizagem
ensino de Francês
Educação Básica
Pesquisa-Ação
ensino
pesquisa-ação
formação de professores
Educação Básica
title_short O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
title_full O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
title_fullStr O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
title_full_unstemmed O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
title_sort O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?
author Alves, Verônica Passos
author_facet Alves, Verônica Passos
Silva, Katia Regina Xavier da
Silva, Ana Patricia da
author_role author
author2 Silva, Katia Regina Xavier da
Silva, Ana Patricia da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Verônica Passos
Silva, Katia Regina Xavier da
Silva, Ana Patricia da
dc.subject.por.fl_str_mv autorregulação da aprendizagem
ensino de Francês
Educação Básica
Pesquisa-Ação
ensino
pesquisa-ação
formação de professores
Educação Básica
topic autorregulação da aprendizagem
ensino de Francês
Educação Básica
Pesquisa-Ação
ensino
pesquisa-ação
formação de professores
Educação Básica
description O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação.  The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity. Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 426-441
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352380248064