A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penitente, Luciana Aparecida de Araújo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Castro, Rosane Michelli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108
Resumo: Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica.
id EDUL-1_9549f529e82348f6f6a3e382345f9723
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/108
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professoreseducaçãoformação de professoresHistória e filosofia da ciênciaensino de CiênciasEste artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 231-2442177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108/pdfPenitente, Luciana Aparecida de AraújoCastro, Rosane Michelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/108Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
title A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
spellingShingle A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo
educação
formação de professores
História e filosofia da ciência
ensino de Ciências
title_short A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
title_full A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
title_fullStr A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
title_full_unstemmed A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
title_sort A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
author Penitente, Luciana Aparecida de Araújo
author_facet Penitente, Luciana Aparecida de Araújo
Castro, Rosane Michelli de
author_role author
author2 Castro, Rosane Michelli de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penitente, Luciana Aparecida de Araújo
Castro, Rosane Michelli de
dc.subject.por.fl_str_mv educação
formação de professores
História e filosofia da ciência
ensino de Ciências
topic educação
formação de professores
História e filosofia da ciência
ensino de Ciências
description Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 231-244
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351232057344