A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108 |
Resumo: | Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica. |
id |
EDUL-1_9549f529e82348f6f6a3e382345f9723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/108 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professoreseducaçãoformação de professoresHistória e filosofia da ciênciaensino de CiênciasEste artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 231-2442177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108/pdfPenitente, Luciana Aparecida de AraújoCastro, Rosane Michelli deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/108Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
title |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
spellingShingle |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores Penitente, Luciana Aparecida de Araújo educação formação de professores História e filosofia da ciência ensino de Ciências |
title_short |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
title_full |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
title_fullStr |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
title_sort |
A História e Filosofia da Ciência: contribuições para o Ensino de Ciências e para a Formação de Professores |
author |
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo |
author_facet |
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo Castro, Rosane Michelli de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Rosane Michelli de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penitente, Luciana Aparecida de Araújo Castro, Rosane Michelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação formação de professores História e filosofia da ciência ensino de Ciências |
topic |
educação formação de professores História e filosofia da ciência ensino de Ciências |
description |
Este artigo integra resultados de reflexões sobre a importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências e para a formação de professores. Centralmente, pautou-se em resultados de reflexões acerca da importância desses saberes para a formação do professor e para a ação de planejamento de ensino de Ciências pelo professor, mediante abordagem temática. Para tratar deste último tópico, buscou-se fazê-lo considerando a ação de planejamento do ensino de Ciências na escola fundamental. Tal opção deve-se ao fato de, na referida disciplina, ficar claramente explicitada a grande abrangência da sua área, ao integrar, conhecimentos sobre a natureza, o ser humano e as tecnologias, entre outros, numa perspectiva histórica e filosófica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/108/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 231-244 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351232057344 |