Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Fernando [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Takahashi, Bruno Tadashi, Labarce, Eliane Cerdas [UNESP], Pedro, Alessandro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdf
http://hdl.handle.net/11449/135431
Resumo: O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes.
id UNSP_9084034c8703685ee1e747ac620cf817
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/135431
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciênciaFormação de professoresEnsino de ciênciasHistória e filosofia da ciênciaO trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Bastos, Fernando [UNESP]Takahashi, Bruno TadashiLabarce, Eliane Cerdas [UNESP]Pedro, Alessandro [UNESP]2016-03-02T13:02:43Z2016-03-02T13:02:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2093-2104application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 2093-2104, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135431ISSN1982-1867-2014-07-2093-2104.pdf9581468058921952Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:34.753212Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
title Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
spellingShingle Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
Bastos, Fernando [UNESP]
Formação de professores
Ensino de ciências
História e filosofia da ciência
title_short Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
title_full Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
title_fullStr Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
title_sort Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
author Bastos, Fernando [UNESP]
author_facet Bastos, Fernando [UNESP]
Takahashi, Bruno Tadashi
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
Pedro, Alessandro [UNESP]
author_role author
author2 Takahashi, Bruno Tadashi
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
Pedro, Alessandro [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Fernando [UNESP]
Takahashi, Bruno Tadashi
Labarce, Eliane Cerdas [UNESP]
Pedro, Alessandro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de ciências
História e filosofia da ciência
topic Formação de professores
Ensino de ciências
História e filosofia da ciência
description O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-02T13:02:43Z
2016-03-02T13:02:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdf
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 2093-2104, 2014.
1982-1867
http://hdl.handle.net/11449/135431
ISSN1982-1867-2014-07-2093-2104.pdf
9581468058921952
url http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdf
http://hdl.handle.net/11449/135431
identifier_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 2093-2104, 2014.
1982-1867
ISSN1982-1867-2014-07-2093-2104.pdf
9581468058921952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2093-2104
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128898958884864