Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdf http://hdl.handle.net/11449/135431 |
Resumo: | O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes. |
id |
UNSP_9084034c8703685ee1e747ac620cf817 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/135431 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciênciaFormação de professoresEnsino de ciênciasHistória e filosofia da ciênciaO trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Maringá (UEM)Bastos, Fernando [UNESP]Takahashi, Bruno TadashiLabarce, Eliane Cerdas [UNESP]Pedro, Alessandro [UNESP]2016-03-02T13:02:43Z2016-03-02T13:02:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article2093-2104application/pdfhttp://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdfRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 2093-2104, 2014.1982-1867http://hdl.handle.net/11449/135431ISSN1982-1867-2014-07-2093-2104.pdf9581468058921952Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/135431Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:07:34.753212Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
title |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
spellingShingle |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência Bastos, Fernando [UNESP] Formação de professores Ensino de ciências História e filosofia da ciência |
title_short |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
title_full |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
title_fullStr |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
title_sort |
Formação continuada de professores: contribuições de estudos sobre história da ciência |
author |
Bastos, Fernando [UNESP] |
author_facet |
Bastos, Fernando [UNESP] Takahashi, Bruno Tadashi Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Pedro, Alessandro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Takahashi, Bruno Tadashi Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Pedro, Alessandro [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Takahashi, Bruno Tadashi Labarce, Eliane Cerdas [UNESP] Pedro, Alessandro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de ciências História e filosofia da ciência |
topic |
Formação de professores Ensino de ciências História e filosofia da ciência |
description |
O trabalho aborda o modo como a história da ciência apareceu e interferiu numa determinada experiência de formação continuada de professores de ciências da escola básica. A fundamentação teórica da pesquisa recorreu à literatura sobre formação de professores, história e filosofia da ciência e ensino de ciências. A metodologia de pesquisa incluiu a observação participante e o tratamento dos dados segundo procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mapeiam aspectos dos desafios e possibilidades relacionados ao trabalho com temas da história da ciência em programas de formação de professores, tendo em vista a contribuição de tais ações para o estabelecimento de um ensino escolar que busque a formação intelectual, cultural e crítica dos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-02T13:02:43Z 2016-03-02T13:02:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdf Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 2093-2104, 2014. 1982-1867 http://hdl.handle.net/11449/135431 ISSN1982-1867-2014-07-2093-2104.pdf 9581468058921952 |
url |
http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0302-1.pdf http://hdl.handle.net/11449/135431 |
identifier_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 7, p. 2093-2104, 2014. 1982-1867 ISSN1982-1867-2014-07-2093-2104.pdf 9581468058921952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2093-2104 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128898958884864 |