A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924 |
Resumo: | O estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on societyAbstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. Kafka |
id |
EDUL-1_96a7b5af71e6de7d78ddccfe43cec507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/924 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedadeEducaçãosociedadeLegislaçãoBrasilEducaçãoformação de professoresa função social da escolaO estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on societyAbstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. KafkaEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 325-3432177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlberto Dantas, Otília Maria Alves da NóbregaFreitas, Erika Rodrigues de2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/924Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
title |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
spellingShingle |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Educação sociedade Legislação Brasil Educação formação de professores a função social da escola |
title_short |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
title_full |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
title_fullStr |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
title_full_unstemmed |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
title_sort |
A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade |
author |
Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega |
author_facet |
Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Freitas, Erika Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Erika Rodrigues de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Freitas, Erika Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sociedade Legislação Brasil Educação formação de professores a função social da escola |
topic |
Educação sociedade Legislação Brasil Educação formação de professores a função social da escola |
description |
O estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on societyAbstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. Kafka |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 325-343 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352802824192 |