O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195 |
Resumo: | Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente. |
id |
EDUL-1_97816a86c29dd7ca4694e1591db8c9a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/195 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professoresformação inicialinício da carreira docente“choque da realidade”Formação InicialInício da Carreira Docente“Choque da Realidade”Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parespesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 236-2592177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195/pdfLeone, Naiara MendonçaLeite, Yoshie Ussami Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:30:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/195Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:30:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
title |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
spellingShingle |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores Leone, Naiara Mendonça formação inicial início da carreira docente “choque da realidade” Formação Inicial Início da Carreira Docente “Choque da Realidade” |
title_short |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
title_full |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
title_fullStr |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
title_sort |
O início da carreira docente: implicações à formação inicial de professores |
author |
Leone, Naiara Mendonça |
author_facet |
Leone, Naiara Mendonça Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leone, Naiara Mendonça Leite, Yoshie Ussami Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação inicial início da carreira docente “choque da realidade” Formação Inicial Início da Carreira Docente “Choque da Realidade” |
topic |
formação inicial início da carreira docente “choque da realidade” Formação Inicial Início da Carreira Docente “Choque da Realidade” |
description |
Este artigo visa abordar as implicações da formação inicial nos primeiros anos da profissão docente, ressaltando algumas das dificuldades enfrentadas por professores iniciantes, no que diz respeito aos alunos com os quais trabalham, decorrentes de lacunas e fragilidades dos cursos de Pedagogia e Normal Superior. No que compete às instituições de formação docente, de nível superior, os dados apresentados e discutidos indicam a necessidade de construir um projeto institucional, no qual sejam previstas ações voltadas à inserção profissional dos professores na docência: de um lado, uma atenção suficiente e explícita, na formação inicial, para preparar o futuro professor para o seu ingresso no trabalho docente, no que se destaca a urgência de que as formas de organização, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados e das práticas de ensino sejam repensadas e revistas; e, de outro, o compromisso e a responsabilidade em proporcionar apoio sustentável aos egressos em seus primeiros anos de exercício do magistério. Acreditamos que a aproximação horizontal entre universidade e escola é fundamental para a construção de conhecimentos sobre as necessidades formativas dos professores nas diferentes etapas da carreira docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/195/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 3 n. 6 (2011): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; 236-259 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351271903232 |