A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilhos, Rosane Lorentz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Castro, Felipe Barroso de, Camargo, Maria Cecília da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835
Resumo: O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachersAbstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.
id EDUL-1_986b2efeccaa00f4363b1d1de6e3d9bf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/835
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação FísicaEducação FísicaFormação de professoresExperiência.Formação de professoresO presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachersAbstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 114-1262177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilhos, Rosane LorentzCastro, Felipe Barroso deCamargo, Maria Cecília da Silva2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/835Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
title A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
spellingShingle A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
Castilhos, Rosane Lorentz
Educação Física
Formação de professores
Experiência.
Formação de professores
title_short A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
title_full A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
title_fullStr A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
title_full_unstemmed A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
title_sort A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
author Castilhos, Rosane Lorentz
author_facet Castilhos, Rosane Lorentz
Castro, Felipe Barroso de
Camargo, Maria Cecília da Silva
author_role author
author2 Castro, Felipe Barroso de
Camargo, Maria Cecília da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilhos, Rosane Lorentz
Castro, Felipe Barroso de
Camargo, Maria Cecília da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação de professores
Experiência.
Formação de professores
topic Educação Física
Formação de professores
Experiência.
Formação de professores
description O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachersAbstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 114-126
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352740958208