A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835 |
Resumo: | O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachersAbstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience. |
id |
EDUL-1_986b2efeccaa00f4363b1d1de6e3d9bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/835 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação FísicaEducação FísicaFormação de professoresExperiência.Formação de professoresO presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachersAbstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2019-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 114-1262177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastilhos, Rosane LorentzCastro, Felipe Barroso deCamargo, Maria Cecília da Silva2021-03-17T21:42:12Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/835Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:12Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
title |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
spellingShingle |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física Castilhos, Rosane Lorentz Educação Física Formação de professores Experiência. Formação de professores |
title_short |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
title_full |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
title_fullStr |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
title_full_unstemmed |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
title_sort |
A atuação no núcleo rural do Programa Esporte e Lazer da cidade de Santa Maria/RS: percepções sobre a formação de dois professores de Educação Física |
author |
Castilhos, Rosane Lorentz |
author_facet |
Castilhos, Rosane Lorentz Castro, Felipe Barroso de Camargo, Maria Cecília da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Felipe Barroso de Camargo, Maria Cecília da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilhos, Rosane Lorentz Castro, Felipe Barroso de Camargo, Maria Cecília da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Formação de professores Experiência. Formação de professores |
topic |
Educação Física Formação de professores Experiência. Formação de professores |
description |
O presente estudo objetivou compreender de que modo a experiência de atuação junto ao Núcleo Rural do Programa Esporte e Lazer da Cidade de Santa Maria/RS repercutiu sobre o processo formativo de professores de Educação Física que participaram como agentes sociais nesse Programa. Trata-se de um estudo de caso de cunho biográfico no qual realizamos entrevistas semi-estruturadas. Foram investigados os percursos/trajetórias de dois professores. Constatamos que o contexto rural de atuação influenciou a prática docente de ambos os colaboradores, proporcionando a estes um entendimento mais aproximado do que denominam ‘ser professor’. Os processos de autoformação estiveram presentes nessas duas trajetórias, o que indica que ambos os professores estiveram dispostos a vivenciar situações de trabalho e a aprender pelo exercício da prática docente.Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Experiência. Teaching work in the rural section of the Santa Maria/RS city sport and leisure program: perceptions on the education of two Physical Education teachersAbstract: This study aimed to understand how work experience in the rural section in the Santa Maria/RS City Sport and Leisure Program influenced the educational process of physical education teachers who participated as social agents in this program. It is a bibliographic case study where semi-structured interviews were conducted. The routes/trajectories of two teachers were investigated. We verified that the rural context affected both contributors’ teaching practice, providing them with a closer understanding of what is “to be a teacher”. Self-training processes were present in those two trajectories, which revealed that both teachers were willing to live work situations and learn from the exercise of teaching practice.Keywords: Physical Education. Teacher training. Experience. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/835/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 23 (2019): A pesquisa em Educação em diferentes contextos; 114-126 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352740958208 |