CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Deolinda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Mariana, Leal, Sara Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/717
Resumo: O presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunos
id EDUL-1_b1f7a42b34d0f524fdcf0844e15c5f2a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/717
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃOBiblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da LeituraBiblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da LeituraO presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunosEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/717REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 380-4002177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/717/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, DeolindaMendes, MarianaLeal, Sara Moreira2021-03-17T21:39:01Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/717Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:39:01Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
title CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
spellingShingle CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
Ribeiro, Deolinda
Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura
Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura
title_short CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
title_full CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
title_fullStr CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
title_sort CONSTRUÇÕES DE SABERES PROFISSIONAIS PELA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DA PRÁTICA: FUNÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA PERSPETIVA DOS ATORES DE EDUCAÇÃO
author Ribeiro, Deolinda
author_facet Ribeiro, Deolinda
Mendes, Mariana
Leal, Sara Moreira
author_role author
author2 Mendes, Mariana
Leal, Sara Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda
Mendes, Mariana
Leal, Sara Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura
Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura
topic Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura
Biblioteca Escolar. Prática Docente. Motivação. Aprendizagem da Leitura
description O presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/717
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/717/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 9 n. 18 (2017): DOSSIÊ: CONHECIMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:; 380-400
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352334110720