Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Anabela Cordeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15435
Resumo: O presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa.
id RCAP_5576daca2ecc344445836cb9e836349c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesaBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasHábitos de leituraMotivação dos alunosLíngua inglesa - LeituraMotivação para a aprendizagemInteresse pela leituraO presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa.This study is about the role that school library may have as a unique instrument in the promotion of reading, namely in English, among teachers and students. After analysing the information gathered from three different school libraries, both quantitatively and qualitatively, an experimental action regarding picture books and 7th and 11th grade students took place. The responses produced were examined in the light of the theory of literary understanding of Lawrence Sipe, in order to demonstrate the interest that this publishing genre obtains with the aforementioned public. The conclusions show that picture book is a special vehicle in the promotion of English reading, given its features and the multitude of issues it addresses.Universidade de Aveiro2016-04-12T17:04:28Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15435TID:201565110porCarreira, Anabela Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:33Zoai:ria.ua.pt:10773/15435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:49.233101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
title Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
spellingShingle Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
Carreira, Anabela Cordeiro
Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Língua inglesa - Leitura
Motivação para a aprendizagem
Interesse pela leitura
title_short Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
title_full Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
title_fullStr Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
title_full_unstemmed Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
title_sort Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
author Carreira, Anabela Cordeiro
author_facet Carreira, Anabela Cordeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Anabela Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Língua inglesa - Leitura
Motivação para a aprendizagem
Interesse pela leitura
topic Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Hábitos de leitura
Motivação dos alunos
Língua inglesa - Leitura
Motivação para a aprendizagem
Interesse pela leitura
description O presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-04-12T17:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15435
TID:201565110
url http://hdl.handle.net/10773/15435
identifier_str_mv TID:201565110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137557968060416