Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15435 |
Resumo: | O presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa. |
id |
RCAP_5576daca2ecc344445836cb9e836349c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/15435 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesaBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasHábitos de leituraMotivação dos alunosLíngua inglesa - LeituraMotivação para a aprendizagemInteresse pela leituraO presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa.This study is about the role that school library may have as a unique instrument in the promotion of reading, namely in English, among teachers and students. After analysing the information gathered from three different school libraries, both quantitatively and qualitatively, an experimental action regarding picture books and 7th and 11th grade students took place. The responses produced were examined in the light of the theory of literary understanding of Lawrence Sipe, in order to demonstrate the interest that this publishing genre obtains with the aforementioned public. The conclusions show that picture book is a special vehicle in the promotion of English reading, given its features and the multitude of issues it addresses.Universidade de Aveiro2016-04-12T17:04:28Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15435TID:201565110porCarreira, Anabela Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:33Zoai:ria.ua.pt:10773/15435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:49.233101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
title |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
spellingShingle |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa Carreira, Anabela Cordeiro Bibliotecas escolares Papel das bibliotecas Hábitos de leitura Motivação dos alunos Língua inglesa - Leitura Motivação para a aprendizagem Interesse pela leitura |
title_short |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
title_full |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
title_fullStr |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
title_full_unstemmed |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
title_sort |
Contributos da biblioteca escolar para a promoção da leitura em língua inglesa |
author |
Carreira, Anabela Cordeiro |
author_facet |
Carreira, Anabela Cordeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Anabela Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares Papel das bibliotecas Hábitos de leitura Motivação dos alunos Língua inglesa - Leitura Motivação para a aprendizagem Interesse pela leitura |
topic |
Bibliotecas escolares Papel das bibliotecas Hábitos de leitura Motivação dos alunos Língua inglesa - Leitura Motivação para a aprendizagem Interesse pela leitura |
description |
O presente estudo reflete sobre o papel que a biblioteca escolar pode ter enquanto instrumento privilegiado na promoção da leitura, nomeadamente, em língua inglesa, junto de docentes e discentes. A partir de uma análise quantitativa e qualitativa da realidade vivida por três bibliotecas escolares diferentes é feito um diagnóstico das situações encontradas. Esta caracterização é o ponto de partida de uma ação experimental de leitura em língua inglesa com o livro-álbum, tendo como público-alvo alunos do 7º. ano do Ensino Básico e do 11º. ano do Ensino Secundário. As respostas obtidas são analisadas à luz da teoria da compreensão literária de Lawrence Sipe de modo a demonstrar a recetividade que esta modalidade editorial obtém junto do público supracitado. Os resultados obtidos demonstram que o livro-álbum, dadas as suas características e a multiplicidade de temáticas que aborda, se constitui como um veículo singular na promoção da leitura em língua inglesa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-04-12T17:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/15435 TID:201565110 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/15435 |
identifier_str_mv |
TID:201565110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137557968060416 |