Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Deolinda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes, Mariana, Leal, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12213
Resumo: O presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunos
id RCAP_9c90db8b9f0eab741b8726ca17b93529
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educaçãoBiblioteca escolarPrática docenteMotivaçãoO presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, DeolindaMendes, MarianaLeal, Sara2018-11-19T14:22:49Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12213por2177-1626info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:36.825146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
title Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
spellingShingle Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
Ribeiro, Deolinda
Biblioteca escolar
Prática docente
Motivação
title_short Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
title_full Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
title_fullStr Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
title_full_unstemmed Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
title_sort Construções de saberes profissionais pela investigação em contexto da prática: função da biblioteca escolar na perspectiva dos atores de educação
author Ribeiro, Deolinda
author_facet Ribeiro, Deolinda
Mendes, Mariana
Leal, Sara
author_role author
author2 Mendes, Mariana
Leal, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda
Mendes, Mariana
Leal, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Prática docente
Motivação
topic Biblioteca escolar
Prática docente
Motivação
description O presente artigo tem como enfoque problematizar a perspetiva dos atores de educação do 1.º ciclo do ensino básico sobre a função da biblioteca escolar. Investigar esta problemática, no estágio de formação profissional docente, foi o objetivo de duas mestrandas e coautoras deste texto que, apoiadas pela docente da unidade curricular “Investigação em Educação” procuraram construir saberes profissionais contextualizados. Esta investigação foi desenvolvida na escola de estágio das mestrandas no distrito do Porto, Portugal, que não tinha biblioteca escolar. Os objetivos de estudo foram: conhecer a influência desta problemática nas práticas docentes, na perspetiva dos professores, e na motivação para a aprendizagem da leitura, na perspetiva dos alunos. A observação direta e indireta, por entrevista e grupo focal, foram as opções metodológicas. Os resultados evidenciaram que uma biblioteca escolar pode beneficiar a prática docente e as aprendizagens dos alunos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-11-19T14:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12213
url http://hdl.handle.net/10400.22/12213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2177-1626
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131419351449600