Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial. |
id |
EDUL-1_b5273ea5aff3b5630e89150807579bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/114 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantilinfânciaeducação infantildesenvolvimento musicalEste artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 281-2892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114/pdfAlmeida, Rebeca Vieira de QueirozBatalha, Rodrigo Serapiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/114Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
title |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
spellingShingle |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz infância educação infantil desenvolvimento musical |
title_short |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
title_full |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
title_fullStr |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
title_sort |
Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil |
author |
Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz |
author_facet |
Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz Batalha, Rodrigo Serapião |
author_role |
author |
author2 |
Batalha, Rodrigo Serapião |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz Batalha, Rodrigo Serapião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infância educação infantil desenvolvimento musical |
topic |
infância educação infantil desenvolvimento musical |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 281-289 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351236251648 |