Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Batalha, Rodrigo Serapião
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial.
id EDUL-1_b5273ea5aff3b5630e89150807579bbe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/114
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantilinfânciaeducação infantildesenvolvimento musicalEste artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 281-2892177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114/pdfAlmeida, Rebeca Vieira de QueirozBatalha, Rodrigo Serapiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:28Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/114Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:28Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
title Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
spellingShingle Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz
infância
educação infantil
desenvolvimento musical
title_short Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
title_full Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
title_fullStr Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
title_sort Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
author Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz
author_facet Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz
Batalha, Rodrigo Serapião
author_role author
author2 Batalha, Rodrigo Serapião
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz
Batalha, Rodrigo Serapião
dc.subject.por.fl_str_mv infância
educação infantil
desenvolvimento musical
topic infância
educação infantil
desenvolvimento musical
description Este artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 04 (2010): FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES E PEDAGÓGICAS; 281-289
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351236251648