A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Azevedo, Maria Antonia Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81
Resumo: Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes.
id EDUL-1_bcb73d6b33856f83d2bba98b475721e2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/81
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A Expansão da Escrita e o Conceito de AlfabetizaçãoculturaescritaalfabetizaçãoEste texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 97-1152177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81/pdfAndrade, Maria de Fátima Ramos deAzevedo, Maria Antonia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/81Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
title A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
spellingShingle A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
cultura
escrita
alfabetização
title_short A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
title_full A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
title_fullStr A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
title_full_unstemmed A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
title_sort A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
author Andrade, Maria de Fátima Ramos de
author_facet Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Azevedo, Maria Antonia Ramos
author_role author
author2 Azevedo, Maria Antonia Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Azevedo, Maria Antonia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
escrita
alfabetização
topic cultura
escrita
alfabetização
description Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 97-115
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351219474432