A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81 |
Resumo: | Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes. |
id |
EDUL-1_bcb73d6b33856f83d2bba98b475721e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/81 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
A Expansão da Escrita e o Conceito de AlfabetizaçãoculturaescritaalfabetizaçãoEste texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2011-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 97-1152177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81/pdfAndrade, Maria de Fátima Ramos deAzevedo, Maria Antonia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:29:14Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/81Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:29:14Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
title |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
spellingShingle |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização Andrade, Maria de Fátima Ramos de cultura escrita alfabetização |
title_short |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
title_full |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
title_fullStr |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
title_full_unstemmed |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
title_sort |
A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização |
author |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de |
author_facet |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de Azevedo, Maria Antonia Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Maria Antonia Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Maria de Fátima Ramos de Azevedo, Maria Antonia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura escrita alfabetização |
topic |
cultura escrita alfabetização |
description |
Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/81/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 2 n. 03 (2010): FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES; 97-115 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351219474432 |