Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/947 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) suscita e ainda gera muitas discussões sobre os métodos mais efetivos para seu tratamento, considerando a complexidade que esse transtorno possui. Cada criança autista apresenta um quadro específico, com possibilidades e limitações variadas. Logo, diante da peculiaridade de cada caso, surge a necessidade de se desenvolver as práticas e mecanismos adequados e necessários a promover a inclusão da criança na sociedade, utilizando-se do ambiente escolar e até mesmo do doméstico para que contribua para o seu desenvolvimento, cognitivo, educativo e social. É nessa linha que surge a proposta de se utilizar tecnologias, através de aplicativos, jogos e programas que possam auxiliar nesse processo de aprendizagem da criança autista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem do educando com TEA. Ensinar as crianças através de recursos tecnológicos pode se tornar uma excelente estratégia no processo de ensino, auxiliando os professores a transmitirem os conteúdos de forma didática e mais efetiva. Desse modo, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á neste artigo refletir sobre a utilização das tecnologias para ensino de crianças portadoras de TEA, e se tal exercício é benéfico ou não, e até que ponto. Como se perceberá a utilização de tecnologias no ensino de crianças com TEA pode gerar excelentes resultados e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Autismo. Tecnologia. Educação inclusiva. Inclusive technologies for teaching children with ASD Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) has aroused and still generates a great number of discussions about the most effective methods for its treatment, considering the complexity of this disorder. Each autistic child has a specific condition, with varying possibilities and limitations. Therefore, given the peculiarity of each case, the need arises to develop the appropriate practices and mechanisms necessary to promote the inclusion of children in society, both at school and at home, to contribute to their cognitive, educational and social development. It is in this line that the proposal to use technologies arises through applications, games and programs that can help in this learning process of the autistic child. Teaching children through technology resources can become an excellent strategy in the teaching process, helping teachers to convey content in a didactic and more effective way. Thus, through bibliographic and documentary research, this article will seek to reflect on the use of technologies for teaching children with ASD, and whether such exercise is beneficial or not, and if so, to what extent.Keywords: Autism. Technology. Inclusive Education. |
id |
EDUL-1_d3e27aa9f8e972eb7c134a93a6c86b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/947 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEAAutismo. Tecnologia. Educação Inclusiva.Transtorno do Espectro Autista (TEA)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) suscita e ainda gera muitas discussões sobre os métodos mais efetivos para seu tratamento, considerando a complexidade que esse transtorno possui. Cada criança autista apresenta um quadro específico, com possibilidades e limitações variadas. Logo, diante da peculiaridade de cada caso, surge a necessidade de se desenvolver as práticas e mecanismos adequados e necessários a promover a inclusão da criança na sociedade, utilizando-se do ambiente escolar e até mesmo do doméstico para que contribua para o seu desenvolvimento, cognitivo, educativo e social. É nessa linha que surge a proposta de se utilizar tecnologias, através de aplicativos, jogos e programas que possam auxiliar nesse processo de aprendizagem da criança autista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem do educando com TEA. Ensinar as crianças através de recursos tecnológicos pode se tornar uma excelente estratégia no processo de ensino, auxiliando os professores a transmitirem os conteúdos de forma didática e mais efetiva. Desse modo, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á neste artigo refletir sobre a utilização das tecnologias para ensino de crianças portadoras de TEA, e se tal exercício é benéfico ou não, e até que ponto. Como se perceberá a utilização de tecnologias no ensino de crianças com TEA pode gerar excelentes resultados e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Autismo. Tecnologia. Educação inclusiva. Inclusive technologies for teaching children with ASD Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) has aroused and still generates a great number of discussions about the most effective methods for its treatment, considering the complexity of this disorder. Each autistic child has a specific condition, with varying possibilities and limitations. Therefore, given the peculiarity of each case, the need arises to develop the appropriate practices and mechanisms necessary to promote the inclusion of children in society, both at school and at home, to contribute to their cognitive, educational and social development. It is in this line that the proposal to use technologies arises through applications, games and programs that can help in this learning process of the autistic child. Teaching children through technology resources can become an excellent strategy in the teaching process, helping teachers to convey content in a didactic and more effective way. Thus, through bibliographic and documentary research, this article will seek to reflect on the use of technologies for teaching children with ASD, and whether such exercise is beneficial or not, and if so, to what extent.Keywords: Autism. Technology. Inclusive Education.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/947REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 157-1792177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/947/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Zildomar de Lima daArtuso, Alysson RamosTortato, Cintia Souza Batista2021-03-17T21:43:21Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/947Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:43:21Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
title |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
spellingShingle |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA Silva, Maria Zildomar de Lima da Autismo. Tecnologia. Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
title_short |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
title_full |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
title_fullStr |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
title_full_unstemmed |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
title_sort |
Tecnologias de inclusão no ensino de crianças com TEA |
author |
Silva, Maria Zildomar de Lima da |
author_facet |
Silva, Maria Zildomar de Lima da Artuso, Alysson Ramos Tortato, Cintia Souza Batista |
author_role |
author |
author2 |
Artuso, Alysson Ramos Tortato, Cintia Souza Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Zildomar de Lima da Artuso, Alysson Ramos Tortato, Cintia Souza Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Tecnologia. Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
topic |
Autismo. Tecnologia. Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
description |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) suscita e ainda gera muitas discussões sobre os métodos mais efetivos para seu tratamento, considerando a complexidade que esse transtorno possui. Cada criança autista apresenta um quadro específico, com possibilidades e limitações variadas. Logo, diante da peculiaridade de cada caso, surge a necessidade de se desenvolver as práticas e mecanismos adequados e necessários a promover a inclusão da criança na sociedade, utilizando-se do ambiente escolar e até mesmo do doméstico para que contribua para o seu desenvolvimento, cognitivo, educativo e social. É nessa linha que surge a proposta de se utilizar tecnologias, através de aplicativos, jogos e programas que possam auxiliar nesse processo de aprendizagem da criança autista. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar a influência dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem do educando com TEA. Ensinar as crianças através de recursos tecnológicos pode se tornar uma excelente estratégia no processo de ensino, auxiliando os professores a transmitirem os conteúdos de forma didática e mais efetiva. Desse modo, através de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscar-se-á neste artigo refletir sobre a utilização das tecnologias para ensino de crianças portadoras de TEA, e se tal exercício é benéfico ou não, e até que ponto. Como se perceberá a utilização de tecnologias no ensino de crianças com TEA pode gerar excelentes resultados e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Autismo. Tecnologia. Educação inclusiva. Inclusive technologies for teaching children with ASD Abstract: Autistic Spectrum Disorder (ASD) has aroused and still generates a great number of discussions about the most effective methods for its treatment, considering the complexity of this disorder. Each autistic child has a specific condition, with varying possibilities and limitations. Therefore, given the peculiarity of each case, the need arises to develop the appropriate practices and mechanisms necessary to promote the inclusion of children in society, both at school and at home, to contribute to their cognitive, educational and social development. It is in this line that the proposal to use technologies arises through applications, games and programs that can help in this learning process of the autistic child. Teaching children through technology resources can become an excellent strategy in the teaching process, helping teachers to convey content in a didactic and more effective way. Thus, through bibliographic and documentary research, this article will seek to reflect on the use of technologies for teaching children with ASD, and whether such exercise is beneficial or not, and if so, to what extent.Keywords: Autism. Technology. Inclusive Education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/947 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/947/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 12 n. 26 (2020): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; 157-179 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890352816455680 |