Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSECA, C. L. da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: NAUE, C. R., OLIVEIRA, V. R. de, MELO, N. F. de, BATISTA, D. da C., BARBOSA, M. A. G.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906833
Resumo: O cancro-bacteriano causado por Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv) é uma das mais importantes doenças da videira no Vale do São Francisco. Recomenda-se uma combinação de várias medidas para diminuir a severidade da doença, pois ainda não existem métodos eficientes de controle. Uma das principais medidas é a utilização de material propagativo livre do patógeno. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi promover a limpeza clonal de mudas de videira por meio da cultura de tecidos, para eliminação de Xcv. Foram utilizadas plantas de videira de variedades copa e porta-enxerto para indexação a partir de fragmentos retirados da região mediana do caule. Esses fragmentos foram colocados em microtubos contendo água esterilizada e macerados. Após a maceração, o material foi dispensado em placas de Petri contendo meio de cultura NYDAM e acondicionado em B.O.D à temperatura de 28 ºC durante 48 e 72 horas. A avaliação foi realizada quanto à presença ou ausência de colônias bacterianas típicas de Xcv. Após a indexação, todo material livre da bactéria foi multiplicado por meio de segmentos nodais. Todas as plantas, de todas as variedades avaliadas, apresentaram indexação negativa. Assim, a cultura de tecidos com posterior indexação pode ser utilizada para a produção de material propagativo sadio.
id EMBR_49abbe5b5ec84d44358fc292eb66d872
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/906833
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.Xanthomonas campestris pv. viticolaCancro-bacterianoVale do São FranciscoUvaDoençaVitis ViniferaO cancro-bacteriano causado por Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv) é uma das mais importantes doenças da videira no Vale do São Francisco. Recomenda-se uma combinação de várias medidas para diminuir a severidade da doença, pois ainda não existem métodos eficientes de controle. Uma das principais medidas é a utilização de material propagativo livre do patógeno. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi promover a limpeza clonal de mudas de videira por meio da cultura de tecidos, para eliminação de Xcv. Foram utilizadas plantas de videira de variedades copa e porta-enxerto para indexação a partir de fragmentos retirados da região mediana do caule. Esses fragmentos foram colocados em microtubos contendo água esterilizada e macerados. Após a maceração, o material foi dispensado em placas de Petri contendo meio de cultura NYDAM e acondicionado em B.O.D à temperatura de 28 ºC durante 48 e 72 horas. A avaliação foi realizada quanto à presença ou ausência de colônias bacterianas típicas de Xcv. Após a indexação, todo material livre da bactéria foi multiplicado por meio de segmentos nodais. Todas as plantas, de todas as variedades avaliadas, apresentaram indexação negativa. Assim, a cultura de tecidos com posterior indexação pode ser utilizada para a produção de material propagativo sadio.CARLOS LUCIANO DA FONSECA; CARINE ROSA NAUE; VISELDO RIBEIRO DE OLIVEIRA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA.FONSECA, C. L. daNAUE, C. R.OLIVEIRA, V. R. deMELO, N. F. deBATISTA, D. da C.BARBOSA, M. A. G.2011-11-23T11:11:11Z2011-11-23T11:11:11Z2011-11-23T11:11:11Z2011-11-23T11:11:11Z2011-11-2320112011-11-23T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 59-65.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906833por(Embrapa Semiárido. Documentos, 238).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:19:49Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/906833Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:19:49Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
title Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
spellingShingle Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
FONSECA, C. L. da
Xanthomonas campestris pv. viticola
Cancro-bacteriano
Vale do São Francisco
Uva
Doença
Vitis Vinifera
title_short Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
title_full Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
title_fullStr Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
title_full_unstemmed Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
title_sort Indexação de variedades de videira provenientes do cultivo in vitro visando a micropropagação de material livre do cancro-bacteriano.
author FONSECA, C. L. da
author_facet FONSECA, C. L. da
NAUE, C. R.
OLIVEIRA, V. R. de
MELO, N. F. de
BATISTA, D. da C.
BARBOSA, M. A. G.
author_role author
author2 NAUE, C. R.
OLIVEIRA, V. R. de
MELO, N. F. de
BATISTA, D. da C.
BARBOSA, M. A. G.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARLOS LUCIANO DA FONSECA; CARINE ROSA NAUE; VISELDO RIBEIRO DE OLIVEIRA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv FONSECA, C. L. da
NAUE, C. R.
OLIVEIRA, V. R. de
MELO, N. F. de
BATISTA, D. da C.
BARBOSA, M. A. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Xanthomonas campestris pv. viticola
Cancro-bacteriano
Vale do São Francisco
Uva
Doença
Vitis Vinifera
topic Xanthomonas campestris pv. viticola
Cancro-bacteriano
Vale do São Francisco
Uva
Doença
Vitis Vinifera
description O cancro-bacteriano causado por Xanthomonas campestris pv. viticola (Xcv) é uma das mais importantes doenças da videira no Vale do São Francisco. Recomenda-se uma combinação de várias medidas para diminuir a severidade da doença, pois ainda não existem métodos eficientes de controle. Uma das principais medidas é a utilização de material propagativo livre do patógeno. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi promover a limpeza clonal de mudas de videira por meio da cultura de tecidos, para eliminação de Xcv. Foram utilizadas plantas de videira de variedades copa e porta-enxerto para indexação a partir de fragmentos retirados da região mediana do caule. Esses fragmentos foram colocados em microtubos contendo água esterilizada e macerados. Após a maceração, o material foi dispensado em placas de Petri contendo meio de cultura NYDAM e acondicionado em B.O.D à temperatura de 28 ºC durante 48 e 72 horas. A avaliação foi realizada quanto à presença ou ausência de colônias bacterianas típicas de Xcv. Após a indexação, todo material livre da bactéria foi multiplicado por meio de segmentos nodais. Todas as plantas, de todas as variedades avaliadas, apresentaram indexação negativa. Assim, a cultura de tecidos com posterior indexação pode ser utilizada para a produção de material propagativo sadio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23T11:11:11Z
2011-11-23T11:11:11Z
2011-11-23T11:11:11Z
2011-11-23T11:11:11Z
2011-11-23
2011
2011-11-23T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906833
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 59-65.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695212822069248