Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITTI, M. C. D.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SASAKI, F. F., MIGUEL, P., JACOMINO, A. P., MORETTI, C. L., KLUGE, R. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863992
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar aspectos fisiológicos e microbiológicos de diferentes cultivares de batatas minimamente processadas. Batatas das cultivares 'Ágata', 'Asterix' e 'Monalisa' foram selecionadas, classificadas, lavadas e descascadas por abrasão, sendo em seguida cortadas em cubos, sanitizadas e centrifugadas. Depois foram colocadas em frascos herméticos e armazenadas a 5, 15 e 25°C. Foram determinadas a atividade respiratória e a produção de etileno logo após o processamento e durante 10 horas. As análises microbiológicas foram realizadas no dia do processamento e após nove, cinco e um dia de conservação, a 5, 15 e 25°C, respectivamente. Observou-se que as batatas 'Asterix' apresentaram maiores taxas respiratórias em relação às cultivares 'Ágata' e 'Monalisa', independentemente da temperatura de armazenamento. Nas temperaturas de 15 e 25oC, as batatas 'Ágata' e 'Monalisa' apresentaram comportamentos semelhantes entre si. As contagens de bactérias psicrotróficas e coliformes totais, para todas as cultivares armazenadas 5oC, mantiveram-se dentro dos limites aceitáveis durante nove dias de armazenamento. Não foram detectados coliformes a 45°C e Salmonella. Ficou evidenciada a eficiência do armazenamento a 5°C no controle da atividade metabólica e na segurança microbiológica de batatas minimamente processadas.
id EMBR_4ac0d70b2e483ec0d79e9e7ac4e2791f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/863992
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.Produto minimamente processadoBatataProcessamento mínimoArmazenamentoRespiraçãoTemperaturaAnálise microbiológicaSolanum TuberosumO presente trabalho teve como objetivo avaliar aspectos fisiológicos e microbiológicos de diferentes cultivares de batatas minimamente processadas. Batatas das cultivares 'Ágata', 'Asterix' e 'Monalisa' foram selecionadas, classificadas, lavadas e descascadas por abrasão, sendo em seguida cortadas em cubos, sanitizadas e centrifugadas. Depois foram colocadas em frascos herméticos e armazenadas a 5, 15 e 25°C. Foram determinadas a atividade respiratória e a produção de etileno logo após o processamento e durante 10 horas. As análises microbiológicas foram realizadas no dia do processamento e após nove, cinco e um dia de conservação, a 5, 15 e 25°C, respectivamente. Observou-se que as batatas 'Asterix' apresentaram maiores taxas respiratórias em relação às cultivares 'Ágata' e 'Monalisa', independentemente da temperatura de armazenamento. Nas temperaturas de 15 e 25oC, as batatas 'Ágata' e 'Monalisa' apresentaram comportamentos semelhantes entre si. As contagens de bactérias psicrotróficas e coliformes totais, para todas as cultivares armazenadas 5oC, mantiveram-se dentro dos limites aceitáveis durante nove dias de armazenamento. Não foram detectados coliformes a 45°C e Salmonella. Ficou evidenciada a eficiência do armazenamento a 5°C no controle da atividade metabólica e na segurança microbiológica de batatas minimamente processadas.MARIA CAROLINA DARIO VITTI, ESALQ/USP; FABIANA FUMI SASAKI, ESALQ/USP; PATRICIA MIGUEL, ESALQ/USP; ANGELO PEDRO JACOMINO, ESALQ/USP; CELSO LUIZ MORETTI, CNPH; RICARDO ALFREDO KLUGE, ESALQ/USP.VITTI, M. C. D.SASAKI, F. F.MIGUEL, P.JACOMINO, A. P.MORETTI, C. L.KLUGE, R. A.2020-02-05T18:09:44Z2020-02-05T18:09:44Z2010-10-1120102020-02-05T18:09:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 208-212, fev. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-02-05T18:09:51Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/863992Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-02-05T18:09:51falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-02-05T18:09:51Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
title Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
spellingShingle Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
VITTI, M. C. D.
Produto minimamente processado
Batata
Processamento mínimo
Armazenamento
Respiração
Temperatura
Análise microbiológica
Solanum Tuberosum
title_short Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
title_full Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
title_fullStr Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
title_full_unstemmed Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
title_sort Atividade respiratórioa e aspectos microbiológicos de batatas minimamente processadas e armazenadas em diferentes temperaturas.
author VITTI, M. C. D.
author_facet VITTI, M. C. D.
SASAKI, F. F.
MIGUEL, P.
JACOMINO, A. P.
MORETTI, C. L.
KLUGE, R. A.
author_role author
author2 SASAKI, F. F.
MIGUEL, P.
JACOMINO, A. P.
MORETTI, C. L.
KLUGE, R. A.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA CAROLINA DARIO VITTI, ESALQ/USP; FABIANA FUMI SASAKI, ESALQ/USP; PATRICIA MIGUEL, ESALQ/USP; ANGELO PEDRO JACOMINO, ESALQ/USP; CELSO LUIZ MORETTI, CNPH; RICARDO ALFREDO KLUGE, ESALQ/USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv VITTI, M. C. D.
SASAKI, F. F.
MIGUEL, P.
JACOMINO, A. P.
MORETTI, C. L.
KLUGE, R. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Produto minimamente processado
Batata
Processamento mínimo
Armazenamento
Respiração
Temperatura
Análise microbiológica
Solanum Tuberosum
topic Produto minimamente processado
Batata
Processamento mínimo
Armazenamento
Respiração
Temperatura
Análise microbiológica
Solanum Tuberosum
description O presente trabalho teve como objetivo avaliar aspectos fisiológicos e microbiológicos de diferentes cultivares de batatas minimamente processadas. Batatas das cultivares 'Ágata', 'Asterix' e 'Monalisa' foram selecionadas, classificadas, lavadas e descascadas por abrasão, sendo em seguida cortadas em cubos, sanitizadas e centrifugadas. Depois foram colocadas em frascos herméticos e armazenadas a 5, 15 e 25°C. Foram determinadas a atividade respiratória e a produção de etileno logo após o processamento e durante 10 horas. As análises microbiológicas foram realizadas no dia do processamento e após nove, cinco e um dia de conservação, a 5, 15 e 25°C, respectivamente. Observou-se que as batatas 'Asterix' apresentaram maiores taxas respiratórias em relação às cultivares 'Ágata' e 'Monalisa', independentemente da temperatura de armazenamento. Nas temperaturas de 15 e 25oC, as batatas 'Ágata' e 'Monalisa' apresentaram comportamentos semelhantes entre si. As contagens de bactérias psicrotróficas e coliformes totais, para todas as cultivares armazenadas 5oC, mantiveram-se dentro dos limites aceitáveis durante nove dias de armazenamento. Não foram detectados coliformes a 45°C e Salmonella. Ficou evidenciada a eficiência do armazenamento a 5°C no controle da atividade metabólica e na segurança microbiológica de batatas minimamente processadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-11
2010
2020-02-05T18:09:44Z
2020-02-05T18:09:44Z
2020-02-05T18:09:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 208-212, fev. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863992
identifier_str_mv Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 208-212, fev. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503489593802752