Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, I. J. G.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ABREU, J. G. de, CABRAL, L. da S., ALMEIDA, R. G. de, REIS, R. H. P. dos, BEHLING NETO, A., CABRAL, C. E. A., BARROS, L. V. de, AVELINO, A. C. D., PENSO, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061022
Resumo: Objetivou-se avaliar a composição bromatológica e o padrão de fermentação da silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum. cv. Roxo) aditivada com níveis de casca de soja e de farelo de arroz. Foram realizados dois experimentos para avaliar o uso de aditivos na ensilagem de capim elefante. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na adição de 0, 5, 10 e 15% do aditivo na massa verde de forragem de capim-elefante picada e sem emurchecimento. Foi utilizado silos de PVC, adotando densidade de 600 kg de massa verde m-3, com abertura do silo 40 dias após a ensilagem. A inclusão de 10% de casca de soja aumentou o teor de matéria seca (MS) da forragem de capim-elefante para 31%, porém não alterou os teores de carboidratos solúveis (CHOS) e poder tampão. As silagens de capim-elefante obtidas apresentaram bom padrão fermentativo, com valores de pH inferior a 3,97 e de N-NH3, 4,07% do N total. A inclusão de farelo de arroz proporcionou melhoria no padrão fermentativo das silagens produzidas, verificado pelo pH inferior a 3,92 e N-NH3 máximo de 4,23% do N total. A inclusão de 10% de farelo de arroz na ensilagem do capim-elefante melhorou o valor nutritivo da forragem a ser ensilada e, consequentemente, da silagem produzida.
id EMBR_6623b17cc859066c66f77d283f460f98
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1061022
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.Ammonia nitrogenWater soluble carbohydratesPennisetum PurpureumAdditivesSilageObjetivou-se avaliar a composição bromatológica e o padrão de fermentação da silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum. cv. Roxo) aditivada com níveis de casca de soja e de farelo de arroz. Foram realizados dois experimentos para avaliar o uso de aditivos na ensilagem de capim elefante. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na adição de 0, 5, 10 e 15% do aditivo na massa verde de forragem de capim-elefante picada e sem emurchecimento. Foi utilizado silos de PVC, adotando densidade de 600 kg de massa verde m-3, com abertura do silo 40 dias após a ensilagem. A inclusão de 10% de casca de soja aumentou o teor de matéria seca (MS) da forragem de capim-elefante para 31%, porém não alterou os teores de carboidratos solúveis (CHOS) e poder tampão. As silagens de capim-elefante obtidas apresentaram bom padrão fermentativo, com valores de pH inferior a 3,97 e de N-NH3, 4,07% do N total. A inclusão de farelo de arroz proporcionou melhoria no padrão fermentativo das silagens produzidas, verificado pelo pH inferior a 3,92 e N-NH3 máximo de 4,23% do N total. A inclusão de 10% de farelo de arroz na ensilagem do capim-elefante melhorou o valor nutritivo da forragem a ser ensilada e, consequentemente, da silagem produzida.Título em inglês: Ensiling of elephant grass with soybean hulls or rie bran.INDIA JOELMA GATASS MONTEIRO, UFMT; JOADIL GONÇALVES DE ABREU, UFMT; JULIANO DA SILVA CABRAL, UFMT; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC; RAFAEL HENRIQUE PEREIRA DOS REIS, IFRO; ARTHUR BEHLING NETO, UFMT; CARLOS EDUARDO AVELINO CABRAL, UFMT; LIVIA VIEIRA DE BARROS, UFMT; ANNE CAROLINE DALLABRIDA AVELINO, UFMT; SARAH PENSO, UFMT.MONTEIRO, I. J. G.ABREU, J. G. deCABRAL, L. da S.ALMEIDA, R. G. deREIS, R. H. P. dosBEHLING NETO, A.CABRAL, C. E. A.BARROS, L. V. deAVELINO, A. C. D.PENSO, S.2017-01-17T11:11:11Z2017-01-17T11:11:11Z2017-01-1720162017-03-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSemina. ciências agrárias, Londrina, v. 37, n. 6, p. 4203-4212, nov./dez. 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:04:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1061022Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
title Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
spellingShingle Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
MONTEIRO, I. J. G.
Ammonia nitrogen
Water soluble carbohydrates
Pennisetum Purpureum
Additives
Silage
title_short Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
title_full Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
title_fullStr Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
title_full_unstemmed Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
title_sort Ensilagem de capim elefante acrescida de casca de soja ou farelo de arroz.
author MONTEIRO, I. J. G.
author_facet MONTEIRO, I. J. G.
ABREU, J. G. de
CABRAL, L. da S.
ALMEIDA, R. G. de
REIS, R. H. P. dos
BEHLING NETO, A.
CABRAL, C. E. A.
BARROS, L. V. de
AVELINO, A. C. D.
PENSO, S.
author_role author
author2 ABREU, J. G. de
CABRAL, L. da S.
ALMEIDA, R. G. de
REIS, R. H. P. dos
BEHLING NETO, A.
CABRAL, C. E. A.
BARROS, L. V. de
AVELINO, A. C. D.
PENSO, S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv INDIA JOELMA GATASS MONTEIRO, UFMT; JOADIL GONÇALVES DE ABREU, UFMT; JULIANO DA SILVA CABRAL, UFMT; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC; RAFAEL HENRIQUE PEREIRA DOS REIS, IFRO; ARTHUR BEHLING NETO, UFMT; CARLOS EDUARDO AVELINO CABRAL, UFMT; LIVIA VIEIRA DE BARROS, UFMT; ANNE CAROLINE DALLABRIDA AVELINO, UFMT; SARAH PENSO, UFMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, I. J. G.
ABREU, J. G. de
CABRAL, L. da S.
ALMEIDA, R. G. de
REIS, R. H. P. dos
BEHLING NETO, A.
CABRAL, C. E. A.
BARROS, L. V. de
AVELINO, A. C. D.
PENSO, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ammonia nitrogen
Water soluble carbohydrates
Pennisetum Purpureum
Additives
Silage
topic Ammonia nitrogen
Water soluble carbohydrates
Pennisetum Purpureum
Additives
Silage
description Objetivou-se avaliar a composição bromatológica e o padrão de fermentação da silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum. cv. Roxo) aditivada com níveis de casca de soja e de farelo de arroz. Foram realizados dois experimentos para avaliar o uso de aditivos na ensilagem de capim elefante. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na adição de 0, 5, 10 e 15% do aditivo na massa verde de forragem de capim-elefante picada e sem emurchecimento. Foi utilizado silos de PVC, adotando densidade de 600 kg de massa verde m-3, com abertura do silo 40 dias após a ensilagem. A inclusão de 10% de casca de soja aumentou o teor de matéria seca (MS) da forragem de capim-elefante para 31%, porém não alterou os teores de carboidratos solúveis (CHOS) e poder tampão. As silagens de capim-elefante obtidas apresentaram bom padrão fermentativo, com valores de pH inferior a 3,97 e de N-NH3, 4,07% do N total. A inclusão de farelo de arroz proporcionou melhoria no padrão fermentativo das silagens produzidas, verificado pelo pH inferior a 3,92 e N-NH3 máximo de 4,23% do N total. A inclusão de 10% de farelo de arroz na ensilagem do capim-elefante melhorou o valor nutritivo da forragem a ser ensilada e, consequentemente, da silagem produzida.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-01-17T11:11:11Z
2017-01-17T11:11:11Z
2017-01-17
2017-03-03T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Semina. ciências agrárias, Londrina, v. 37, n. 6, p. 4203-4212, nov./dez. 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061022
identifier_str_mv Semina. ciências agrárias, Londrina, v. 37, n. 6, p. 4203-4212, nov./dez. 2016.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1061022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695455463604224