Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA NETO, F.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: GOMES, E. G., NUNES, G. H. de S., BARROS JÚNIOR, A. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/122842
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho biológico de sistemas consorciados de cenoura e alface, sob diferentes combinações de densidades populacionais, com uso das análises bivariada de variância e envoltória de dados (DEA). O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso completos, com cinco repetições, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4x4. Os tratamentos resultaram da combinação de quatro populações de plantas de cenoura (40, 60, 80 e 100% da população recomendada no cultivo solteiro - PRCS) com quatro populações de plantas de alface (40, 60, 80 e 100% da PRCS). As populações recomendadas para os cultivos solteiros da cenoura e alface foram 500 mil e 250 mil plantas por hectare, respectivamente. Tanto o método bivariado como o método de análise de envoltória de dados são bastante eficazes na discriminação dos melhores sistemas de cultivo consorciados, por meio dos rendimentos das culturas. Os resultados da eficiência produtiva, medidos por modelos DEA, permitem uma análise estatística simples do ensaio consorciado. A robustez do método de análise bivariada de variância assegura a validade dos resultados.
id EMBR_71d7543434d6ac515f316e263621b520
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/122842
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.análise bivariadaanálise envoltória de dadosexperimentos consorciadosbivariate analysisdata envelopment analysisintercropping experimentsDaucus CarotaLactuca SativaEste trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho biológico de sistemas consorciados de cenoura e alface, sob diferentes combinações de densidades populacionais, com uso das análises bivariada de variância e envoltória de dados (DEA). O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso completos, com cinco repetições, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4x4. Os tratamentos resultaram da combinação de quatro populações de plantas de cenoura (40, 60, 80 e 100% da população recomendada no cultivo solteiro - PRCS) com quatro populações de plantas de alface (40, 60, 80 e 100% da PRCS). As populações recomendadas para os cultivos solteiros da cenoura e alface foram 500 mil e 250 mil plantas por hectare, respectivamente. Tanto o método bivariado como o método de análise de envoltória de dados são bastante eficazes na discriminação dos melhores sistemas de cultivo consorciados, por meio dos rendimentos das culturas. Os resultados da eficiência produtiva, medidos por modelos DEA, permitem uma análise estatística simples do ensaio consorciado. A robustez do método de análise bivariada de variância assegura a validade dos resultados.Título em inglês: Multidimensional analysis of carrot-lettuce intercroppings under different combinations of population densities.Francisco Bezerra Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Fitotecnia; ELIANE GONCALVES GOMES, SGE; Glauber Henrique de Sousa Nunes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Fitotecnia; Aurélio Paes Barros Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Fitotecnia.BEZERRA NETO, F.GOMES, E. G.NUNES, G. H. de S.BARROS JÚNIOR, A. P.2011-04-09T12:39:37Z2011-04-09T12:39:37Z2008-01-1820072018-07-23T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 42, n. 12, p. 1697-1704, dez. 2007http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/122842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:41:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/122842Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:41:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
title Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
spellingShingle Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
BEZERRA NETO, F.
análise bivariada
análise envoltória de dados
experimentos consorciados
bivariate analysis
data envelopment analysis
intercropping experiments
Daucus Carota
Lactuca Sativa
title_short Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
title_full Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
title_fullStr Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
title_full_unstemmed Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
title_sort Análise multidimensional de consórcios cenoura-alface sob diferentes combinações de densidades populacionais.
author BEZERRA NETO, F.
author_facet BEZERRA NETO, F.
GOMES, E. G.
NUNES, G. H. de S.
BARROS JÚNIOR, A. P.
author_role author
author2 GOMES, E. G.
NUNES, G. H. de S.
BARROS JÚNIOR, A. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francisco Bezerra Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Fitotecnia; ELIANE GONCALVES GOMES, SGE; Glauber Henrique de Sousa Nunes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Fitotecnia; Aurélio Paes Barros Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA/Departamento de Fitotecnia.
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA NETO, F.
GOMES, E. G.
NUNES, G. H. de S.
BARROS JÚNIOR, A. P.
dc.subject.por.fl_str_mv análise bivariada
análise envoltória de dados
experimentos consorciados
bivariate analysis
data envelopment analysis
intercropping experiments
Daucus Carota
Lactuca Sativa
topic análise bivariada
análise envoltória de dados
experimentos consorciados
bivariate analysis
data envelopment analysis
intercropping experiments
Daucus Carota
Lactuca Sativa
description Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho biológico de sistemas consorciados de cenoura e alface, sob diferentes combinações de densidades populacionais, com uso das análises bivariada de variância e envoltória de dados (DEA). O delineamento experimental usado foi o de blocos ao acaso completos, com cinco repetições, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4x4. Os tratamentos resultaram da combinação de quatro populações de plantas de cenoura (40, 60, 80 e 100% da população recomendada no cultivo solteiro - PRCS) com quatro populações de plantas de alface (40, 60, 80 e 100% da PRCS). As populações recomendadas para os cultivos solteiros da cenoura e alface foram 500 mil e 250 mil plantas por hectare, respectivamente. Tanto o método bivariado como o método de análise de envoltória de dados são bastante eficazes na discriminação dos melhores sistemas de cultivo consorciados, por meio dos rendimentos das culturas. Os resultados da eficiência produtiva, medidos por modelos DEA, permitem uma análise estatística simples do ensaio consorciado. A robustez do método de análise bivariada de variância assegura a validade dos resultados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-18
2011-04-09T12:39:37Z
2011-04-09T12:39:37Z
2018-07-23T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 42, n. 12, p. 1697-1704, dez. 2007
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/122842
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 42, n. 12, p. 1697-1704, dez. 2007
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/122842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695124275068928