Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, M. B.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MEDUGNO, C. C., SCHONS, R. F., STADNIK, M. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898329
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar a eficácia da ulvana, um polissacarídeo proveniente de alga, em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum, quando formulada sozinha ou com caulinita, sílica amorfa ou atapulgita e armazenada por 0, 4, 8 ou 12 meses. Após cada período de armazenamento, as formulações e água (controle) foram aplicadas à folhagem de plantas de feijão (cv. Uirapuru, estádio fenológico V4) aos 6 e 3 dias antes da inoculação com C. lindemuthianum. A severidade da antracnose foi estimada em intervalos de 2 dias, com o aparecimento dos primeiros sintomas até 13 dias após a inoculação. A partir dos dados de severidade calculou-se a Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença (AACPD). A aplicação de ulvana (controle) ou de suas formulações com sílica amorfa ou caulinita, promoveu uma redução de cerca de 45% na severidade da antracnose. A eficiência da ulvana em controlar a antracnose foi mantida nas formulações com sílica amorfa ou caulinita, mas não naquela contendo atapulgita, durante o período de 12 meses.
id EMBR_796ce5a2ce67e1dcdb7dc18ed3c51b3b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/898329
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.AtapulgitaCaulinitaSílica amorfaUlvanaFeijãoColletotrichum lindemuthianumAntracnosePolissacarídeoControle biológicoAnthracnoseBiological controlPolysaccharidesBeansO presente trabalho objetivou avaliar a eficácia da ulvana, um polissacarídeo proveniente de alga, em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum, quando formulada sozinha ou com caulinita, sílica amorfa ou atapulgita e armazenada por 0, 4, 8 ou 12 meses. Após cada período de armazenamento, as formulações e água (controle) foram aplicadas à folhagem de plantas de feijão (cv. Uirapuru, estádio fenológico V4) aos 6 e 3 dias antes da inoculação com C. lindemuthianum. A severidade da antracnose foi estimada em intervalos de 2 dias, com o aparecimento dos primeiros sintomas até 13 dias após a inoculação. A partir dos dados de severidade calculou-se a Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença (AACPD). A aplicação de ulvana (controle) ou de suas formulações com sílica amorfa ou caulinita, promoveu uma redução de cerca de 45% na severidade da antracnose. A eficiência da ulvana em controlar a antracnose foi mantida nas formulações com sílica amorfa ou caulinita, mas não naquela contendo atapulgita, durante o período de 12 meses.MATEUS B. DE FREITAS, UFSC; CLAUDIA CONTI MEDUGNO, CNPMA; RAFAEL FASCIN SCHONS, UFSC; MARCIEL JOÃO STADNIK, UFSC.FREITAS, M. B.MEDUGNO, C. C.SCHONS, R. F.STADNIK, M. J.2011-08-18T11:11:11Z2011-08-18T11:11:11Z2011-08-1820112011-08-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 45-49, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898329porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:07:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/898329Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:07:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
title Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
spellingShingle Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
FREITAS, M. B.
Atapulgita
Caulinita
Sílica amorfa
Ulvana
Feijão
Colletotrichum lindemuthianum
Antracnose
Polissacarídeo
Controle biológico
Anthracnose
Biological control
Polysaccharides
Beans
title_short Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
title_full Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
title_fullStr Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
title_full_unstemmed Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
title_sort Eficiência de formulações de ulvana em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum.
author FREITAS, M. B.
author_facet FREITAS, M. B.
MEDUGNO, C. C.
SCHONS, R. F.
STADNIK, M. J.
author_role author
author2 MEDUGNO, C. C.
SCHONS, R. F.
STADNIK, M. J.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MATEUS B. DE FREITAS, UFSC; CLAUDIA CONTI MEDUGNO, CNPMA; RAFAEL FASCIN SCHONS, UFSC; MARCIEL JOÃO STADNIK, UFSC.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, M. B.
MEDUGNO, C. C.
SCHONS, R. F.
STADNIK, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Atapulgita
Caulinita
Sílica amorfa
Ulvana
Feijão
Colletotrichum lindemuthianum
Antracnose
Polissacarídeo
Controle biológico
Anthracnose
Biological control
Polysaccharides
Beans
topic Atapulgita
Caulinita
Sílica amorfa
Ulvana
Feijão
Colletotrichum lindemuthianum
Antracnose
Polissacarídeo
Controle biológico
Anthracnose
Biological control
Polysaccharides
Beans
description O presente trabalho objetivou avaliar a eficácia da ulvana, um polissacarídeo proveniente de alga, em induzir resistência em Phaseolus vulgaris contra Colletotrichum lindemuthianum, quando formulada sozinha ou com caulinita, sílica amorfa ou atapulgita e armazenada por 0, 4, 8 ou 12 meses. Após cada período de armazenamento, as formulações e água (controle) foram aplicadas à folhagem de plantas de feijão (cv. Uirapuru, estádio fenológico V4) aos 6 e 3 dias antes da inoculação com C. lindemuthianum. A severidade da antracnose foi estimada em intervalos de 2 dias, com o aparecimento dos primeiros sintomas até 13 dias após a inoculação. A partir dos dados de severidade calculou-se a Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença (AACPD). A aplicação de ulvana (controle) ou de suas formulações com sílica amorfa ou caulinita, promoveu uma redução de cerca de 45% na severidade da antracnose. A eficiência da ulvana em controlar a antracnose foi mantida nas formulações com sílica amorfa ou caulinita, mas não naquela contendo atapulgita, durante o período de 12 meses.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-18T11:11:11Z
2011-08-18T11:11:11Z
2011-08-18
2011
2011-08-19T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 45-49, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898329
identifier_str_mv Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 45-49, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720807171784704