Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAZZAROTTO, M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: RIBEIRO, L. S., CORDOBA, L. do P., GODOY, R. C. B. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034462
Resumo: A semente da Araucaria angustifolia, conhecida como pinhão, pode ser uma boa fonte de amido. Este amido apresenta estrutura diferenciada em relação às fontes convencionais. Apesar da importância comercial e cultural, a Araucaria angustifolia encontra-se em risco de extinção. A forma mais segura de garantir a preservação da Araucária é através do uso e exploração econômica de seus produtos não madeiráveis. É um produto originalmente brasileiro com poucos estudos e não apresenta padronização em suas características. Nesse estudo foram caracterizadas 4 amostras de amido de diferentes procedências do banco de germoplasma da EMBRAPA Florestas (Colombo, PR). Realizaram-se análises reológicas (Rápido viscoanálise - RVA) e estruturais (Microscopia eletrônica de varredura - MEV). Nas análises dos perfis reológicos demonstraram uma similaridade entre as amostras, diferenciando-as principalmente pela Viscosidade de pico e tendência a retrogradação. Através do MEV confirmou-se a forma característica do granulo de amido de pinhão e calculou-se seu diâmetro médio, que se apresentou entre 12-16μm. Com os resultados destas análises observou-se que os comportamentos foram similares, porém as diferenças genéticas influenciaram nestes resultados. Os resultados do MEV foram similares com a literatura.
id EMBR_ca746def4f6518ee67d73e78060ee98b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1034462
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.Banco de germolpasmaEmbrapa FlorestasAnálise térmicaDSCRVAAmidoAraucária AngustifóliaGelatinizaçãoPinheiro do ParanáPinhãoSementeA semente da Araucaria angustifolia, conhecida como pinhão, pode ser uma boa fonte de amido. Este amido apresenta estrutura diferenciada em relação às fontes convencionais. Apesar da importância comercial e cultural, a Araucaria angustifolia encontra-se em risco de extinção. A forma mais segura de garantir a preservação da Araucária é através do uso e exploração econômica de seus produtos não madeiráveis. É um produto originalmente brasileiro com poucos estudos e não apresenta padronização em suas características. Nesse estudo foram caracterizadas 4 amostras de amido de diferentes procedências do banco de germoplasma da EMBRAPA Florestas (Colombo, PR). Realizaram-se análises reológicas (Rápido viscoanálise - RVA) e estruturais (Microscopia eletrônica de varredura - MEV). Nas análises dos perfis reológicos demonstraram uma similaridade entre as amostras, diferenciando-as principalmente pela Viscosidade de pico e tendência a retrogradação. Através do MEV confirmou-se a forma característica do granulo de amido de pinhão e calculou-se seu diâmetro médio, que se apresentou entre 12-16μm. Com os resultados destas análises observou-se que os comportamentos foram similares, porém as diferenças genéticas influenciaram nestes resultados. Os resultados do MEV foram similares com a literatura.MARCELO LAZZAROTTO, CNPF; Lucas Stiegler Ribeiro, UEPG; Layse do Prado Cordoba, UEPG; ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF.LAZZAROTTO, M.RIBEIRO, L. S.CORDOBA, L. do P.GODOY, R. C. B. de2017-03-22T23:48:34Z2017-03-22T23:48:34Z2016-01-2020152017-03-22T23:48:34ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDisponível na internet.In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, 12., 2015, Nova Prata. Anais. Nova Prata: Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2015. v. 2, p. 577-582.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:19:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1034462Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:19:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
title Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
spellingShingle Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
LAZZAROTTO, M.
Banco de germolpasma
Embrapa Florestas
Análise térmica
DSC
RVA
Amido
Araucária Angustifólia
Gelatinização
Pinheiro do Paraná
Pinhão
Semente
title_short Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
title_full Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
title_fullStr Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
title_full_unstemmed Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
title_sort Caracterização reológica e estrutural de amostras de amido de pinhão (Araucaria angustifolia) do banco de germoplasma da Embrapa.
author LAZZAROTTO, M.
author_facet LAZZAROTTO, M.
RIBEIRO, L. S.
CORDOBA, L. do P.
GODOY, R. C. B. de
author_role author
author2 RIBEIRO, L. S.
CORDOBA, L. do P.
GODOY, R. C. B. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCELO LAZZAROTTO, CNPF; Lucas Stiegler Ribeiro, UEPG; Layse do Prado Cordoba, UEPG; ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv LAZZAROTTO, M.
RIBEIRO, L. S.
CORDOBA, L. do P.
GODOY, R. C. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de germolpasma
Embrapa Florestas
Análise térmica
DSC
RVA
Amido
Araucária Angustifólia
Gelatinização
Pinheiro do Paraná
Pinhão
Semente
topic Banco de germolpasma
Embrapa Florestas
Análise térmica
DSC
RVA
Amido
Araucária Angustifólia
Gelatinização
Pinheiro do Paraná
Pinhão
Semente
description A semente da Araucaria angustifolia, conhecida como pinhão, pode ser uma boa fonte de amido. Este amido apresenta estrutura diferenciada em relação às fontes convencionais. Apesar da importância comercial e cultural, a Araucaria angustifolia encontra-se em risco de extinção. A forma mais segura de garantir a preservação da Araucária é através do uso e exploração econômica de seus produtos não madeiráveis. É um produto originalmente brasileiro com poucos estudos e não apresenta padronização em suas características. Nesse estudo foram caracterizadas 4 amostras de amido de diferentes procedências do banco de germoplasma da EMBRAPA Florestas (Colombo, PR). Realizaram-se análises reológicas (Rápido viscoanálise - RVA) e estruturais (Microscopia eletrônica de varredura - MEV). Nas análises dos perfis reológicos demonstraram uma similaridade entre as amostras, diferenciando-as principalmente pela Viscosidade de pico e tendência a retrogradação. Através do MEV confirmou-se a forma característica do granulo de amido de pinhão e calculou-se seu diâmetro médio, que se apresentou entre 12-16μm. Com os resultados destas análises observou-se que os comportamentos foram similares, porém as diferenças genéticas influenciaram nestes resultados. Os resultados do MEV foram similares com a literatura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-20
2017-03-22T23:48:34Z
2017-03-22T23:48:34Z
2017-03-22T23:48:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, 12., 2015, Nova Prata. Anais. Nova Prata: Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2015. v. 2, p. 577-582.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034462
identifier_str_mv In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL, 12., 2015, Nova Prata. Anais. Nova Prata: Congresso Florestal Estadual do Rio Grande do Sul, 2015. v. 2, p. 577-582.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Disponível na internet.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695466304831488