Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100693 |
Resumo: | O presente trabalho buscou analisar a influência da teoria da Economia Comportamental (EC) no direito do consumidor por meio da promoção do direito à informação e consumo consciente. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em conjunto com o método indutivo, utilizando-se de material publicado em livros e revistas especializados. Ficou evidenciado que o desconhecimento das diferentes formas de manipulação e indução ao consumo de bens e serviços contribui para que os consumidores se tornem mais vulneráveis aos ardis pensados e elaborados pelos fornecedores. |
id |
EMBR_d061abedc418a334a621871abfb1611c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1100693 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor.Consumo conscienteEconomia comportamentalDireito à informaçãoFluxo da InformaçãoConsumidorDireitoConsumers (people)MarketingO presente trabalho buscou analisar a influência da teoria da Economia Comportamental (EC) no direito do consumidor por meio da promoção do direito à informação e consumo consciente. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em conjunto com o método indutivo, utilizando-se de material publicado em livros e revistas especializados. Ficou evidenciado que o desconhecimento das diferentes formas de manipulação e indução ao consumo de bens e serviços contribui para que os consumidores se tornem mais vulneráveis aos ardis pensados e elaborados pelos fornecedores.IGOR FEITOSA LACORTE AYROZA, CNPASA; LILIANE DE MOURA BORGES, PROCON-TO.AYROZA, I. F. L.BORGES, L. de M.2023-05-19T12:01:31Z2023-05-19T12:01:31Z2018-12-042018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Direito do Consumidor, v. 119, p. 385-409, set./out. 2018.1415-7705http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-05-19T12:01:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1100693Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-05-19T12:01:31falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-05-19T12:01:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
title |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
spellingShingle |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. AYROZA, I. F. L. Consumo consciente Economia comportamental Direito à informação Fluxo da Informação Consumidor Direito Consumers (people) Marketing |
title_short |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
title_full |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
title_fullStr |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
title_full_unstemmed |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
title_sort |
Exercício do direito à informação e consumo consciente: contribuições da economia comportamental para o direito do consumidor. |
author |
AYROZA, I. F. L. |
author_facet |
AYROZA, I. F. L. BORGES, L. de M. |
author_role |
author |
author2 |
BORGES, L. de M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IGOR FEITOSA LACORTE AYROZA, CNPASA; LILIANE DE MOURA BORGES, PROCON-TO. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AYROZA, I. F. L. BORGES, L. de M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo consciente Economia comportamental Direito à informação Fluxo da Informação Consumidor Direito Consumers (people) Marketing |
topic |
Consumo consciente Economia comportamental Direito à informação Fluxo da Informação Consumidor Direito Consumers (people) Marketing |
description |
O presente trabalho buscou analisar a influência da teoria da Economia Comportamental (EC) no direito do consumidor por meio da promoção do direito à informação e consumo consciente. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica em conjunto com o método indutivo, utilizando-se de material publicado em livros e revistas especializados. Ficou evidenciado que o desconhecimento das diferentes formas de manipulação e indução ao consumo de bens e serviços contribui para que os consumidores se tornem mais vulneráveis aos ardis pensados e elaborados pelos fornecedores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-04 2018 2023-05-19T12:01:31Z 2023-05-19T12:01:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Revista de Direito do Consumidor, v. 119, p. 385-409, set./out. 2018. 1415-7705 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100693 |
identifier_str_mv |
Revista de Direito do Consumidor, v. 119, p. 385-409, set./out. 2018. 1415-7705 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503545091784704 |