Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COHEN, K. de O.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: LUCCAS, V., JACKIX, M. de N. H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/408535
Resumo: Devido à natureza polimórfica da manteiga de cacau, o chocolate deve ser temperado ou pré-cristalizado. A temperagem é um processo de cristalização controlada, que tem por objetivo induzir a formação de cristais estáveis, do tipo beta (β), na manteiga de cacau. É uma das etapas mais importantes na fabricação do chocolate, responsável por diversas características de qualidade do produto como dureza e quebra à temperatura ambiente (snap), rápida e completa fusão na boca, brilho, contração durante o desmolde e rápido desprendimento de aroma e sabor na degustação. Além disso, quando realizada adequadamente, pode retardar a migração da gordura e posterior recristalização na superfície do chocolate, fenômeno reconhecido como fat bloom. Este trabalho de revisão reúne informações sobre o processo de temperagem do chocolate, seus objetivos, os diferentes métodos empregados e os parâmetros de controle, bem como as técnicas para se avaliar o grau de temperagem de um chocolate, assuntos pouco explorados na literatura científica brasileira
id EMBR_f4ae20c27b28800cb12947917b08d974
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/408535
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.TemperagemCristalizaçãoManteiga de CacauPolimorfismoDevido à natureza polimórfica da manteiga de cacau, o chocolate deve ser temperado ou pré-cristalizado. A temperagem é um processo de cristalização controlada, que tem por objetivo induzir a formação de cristais estáveis, do tipo beta (β), na manteiga de cacau. É uma das etapas mais importantes na fabricação do chocolate, responsável por diversas características de qualidade do produto como dureza e quebra à temperatura ambiente (snap), rápida e completa fusão na boca, brilho, contração durante o desmolde e rápido desprendimento de aroma e sabor na degustação. Além disso, quando realizada adequadamente, pode retardar a migração da gordura e posterior recristalização na superfície do chocolate, fenômeno reconhecido como fat bloom. Este trabalho de revisão reúne informações sobre o processo de temperagem do chocolate, seus objetivos, os diferentes métodos empregados e os parâmetros de controle, bem como as técnicas para se avaliar o grau de temperagem de um chocolate, assuntos pouco explorados na literatura científica brasileiraKELLY DE OLIVEIRA COHEN, CPATUVALDECIR LUCCAS, ITALMARISA DE NAZARÉ HOELZ JACKIX, UNICAMP.COHEN, K. de O.LUCCAS, V.JACKIX, M. de N. H.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-08-2220042016-11-28T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrazilian Journal of Food Technology, v. 7, n. 1, p. 23-30, jan./jun. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/408535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:50:23Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/408535Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:50:23falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:50:23Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
title Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
spellingShingle Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
COHEN, K. de O.
Temperagem
Cristalização
Manteiga de Cacau
Polimorfismo
title_short Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
title_full Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
title_fullStr Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
title_full_unstemmed Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
title_sort Revisão: temperagem ou pré-cristalização do chocolate.
author COHEN, K. de O.
author_facet COHEN, K. de O.
LUCCAS, V.
JACKIX, M. de N. H.
author_role author
author2 LUCCAS, V.
JACKIX, M. de N. H.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KELLY DE OLIVEIRA COHEN, CPATU
VALDECIR LUCCAS, ITAL
MARISA DE NAZARÉ HOELZ JACKIX, UNICAMP.
dc.contributor.author.fl_str_mv COHEN, K. de O.
LUCCAS, V.
JACKIX, M. de N. H.
dc.subject.por.fl_str_mv Temperagem
Cristalização
Manteiga de Cacau
Polimorfismo
topic Temperagem
Cristalização
Manteiga de Cacau
Polimorfismo
description Devido à natureza polimórfica da manteiga de cacau, o chocolate deve ser temperado ou pré-cristalizado. A temperagem é um processo de cristalização controlada, que tem por objetivo induzir a formação de cristais estáveis, do tipo beta (β), na manteiga de cacau. É uma das etapas mais importantes na fabricação do chocolate, responsável por diversas características de qualidade do produto como dureza e quebra à temperatura ambiente (snap), rápida e completa fusão na boca, brilho, contração durante o desmolde e rápido desprendimento de aroma e sabor na degustação. Além disso, quando realizada adequadamente, pode retardar a migração da gordura e posterior recristalização na superfície do chocolate, fenômeno reconhecido como fat bloom. Este trabalho de revisão reúne informações sobre o processo de temperagem do chocolate, seus objetivos, os diferentes métodos empregados e os parâmetros de controle, bem como as técnicas para se avaliar o grau de temperagem de um chocolate, assuntos pouco explorados na literatura científica brasileira
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-08-22
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-11-28T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brazilian Journal of Food Technology, v. 7, n. 1, p. 23-30, jan./jun. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/408535
identifier_str_mv Brazilian Journal of Food Technology, v. 7, n. 1, p. 23-30, jan./jun. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/408535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503379440893952