Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, L. R. V. de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: OLIVEIRA, J. B. de, VASCONCELOS, J. S., TIMACO, A. C. E., NATIVIDADE, M. M. P., PEREIRA, G. E., BIASOTO, A. C. T.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978502
Resumo: Para o aprimoramento da qualidade e estabilidade dos vinhos produzidos no Submédio do Vale do São Francisco, muitos estudos ainda são necessários por causa das características edafoclimáticas da região, abrangendo desde práticas agronômicas aplicadas ao cultivo de uvas até o processo de elaboração da bebida. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tempo de duração da maceração sobre a composição físico-química e capacidade antioxidante do vinho Syrah, cultivar de expressiva importância econômica para a região. Os vinhos elaborados com 10, 20 e 30 dias de maceração diferiram significativamente com relação à maioria das variáveis avaliadas, demonstrando que esta etapa influencia a qualidade da bebida. Maiores conteúdos de antocianinas e polifenóis totais foram observados no vinho elaborado com 20 dias de maceração. No entanto, o prolongamento da maceração por mais 10 dias, não influenciou em sua intensidade de coloração e promoveu significativo aumento no teor de taninos totais e na atividade antioxidante do vinho, sugerindo que este tempo de maceração promove melhor estabilidade e maior potencial nutracêutico à bebida.
id EMBR_f75cc618ac3c74aa3956b011e3b50a87
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/978502
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.Vinho tintoComposição físico-químicaAtividade antioxidanteVale do São FranciscoVitivinicultura tropicalGrapeUvaVitis ViniferaPara o aprimoramento da qualidade e estabilidade dos vinhos produzidos no Submédio do Vale do São Francisco, muitos estudos ainda são necessários por causa das características edafoclimáticas da região, abrangendo desde práticas agronômicas aplicadas ao cultivo de uvas até o processo de elaboração da bebida. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tempo de duração da maceração sobre a composição físico-química e capacidade antioxidante do vinho Syrah, cultivar de expressiva importância econômica para a região. Os vinhos elaborados com 10, 20 e 30 dias de maceração diferiram significativamente com relação à maioria das variáveis avaliadas, demonstrando que esta etapa influencia a qualidade da bebida. Maiores conteúdos de antocianinas e polifenóis totais foram observados no vinho elaborado com 20 dias de maceração. No entanto, o prolongamento da maceração por mais 10 dias, não influenciou em sua intensidade de coloração e promoveu significativo aumento no teor de taninos totais e na atividade antioxidante do vinho, sugerindo que este tempo de maceração promove melhor estabilidade e maior potencial nutracêutico à bebida.LAURENA RAYANNE VIEIRA DE MORAIS; JULIANE BARRETO DE OLIVEIRA; JÚLIA SANTOS VASCONCELOS; ANA CAROLINA EBERT TIMACO; MARIANA MIRELLE PEREIRA NATIVIDADE; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA.MORAIS, L. R. V. deOLIVEIRA, J. B. deVASCONCELOS, J. S.TIMACO, A. C. E.NATIVIDADE, M. M. P.PEREIRA, G. E.BIASOTO, A. C. T.2014-02-04T11:11:11Z2014-02-04T11:11:11Z2014-02-0420132014-02-04T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp, 321-327.In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978502por(Embrapa Semiárido. Documentos, 253).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:01:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/978502Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:01:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
title Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
spellingShingle Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
MORAIS, L. R. V. de
Vinho tinto
Composição físico-química
Atividade antioxidante
Vale do São Francisco
Vitivinicultura tropical
Grape
Uva
Vitis Vinifera
title_short Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
title_full Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
title_fullStr Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
title_full_unstemmed Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
title_sort Influência do tempo de duração da maceração sobre a qualidade do vinho Syrah produzido no Submédio do Vale do São Francisco.
author MORAIS, L. R. V. de
author_facet MORAIS, L. R. V. de
OLIVEIRA, J. B. de
VASCONCELOS, J. S.
TIMACO, A. C. E.
NATIVIDADE, M. M. P.
PEREIRA, G. E.
BIASOTO, A. C. T.
author_role author
author2 OLIVEIRA, J. B. de
VASCONCELOS, J. S.
TIMACO, A. C. E.
NATIVIDADE, M. M. P.
PEREIRA, G. E.
BIASOTO, A. C. T.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LAURENA RAYANNE VIEIRA DE MORAIS; JULIANE BARRETO DE OLIVEIRA; JÚLIA SANTOS VASCONCELOS; ANA CAROLINA EBERT TIMACO; MARIANA MIRELLE PEREIRA NATIVIDADE; GIULIANO ELIAS PEREIRA, CNPUV; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, L. R. V. de
OLIVEIRA, J. B. de
VASCONCELOS, J. S.
TIMACO, A. C. E.
NATIVIDADE, M. M. P.
PEREIRA, G. E.
BIASOTO, A. C. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho tinto
Composição físico-química
Atividade antioxidante
Vale do São Francisco
Vitivinicultura tropical
Grape
Uva
Vitis Vinifera
topic Vinho tinto
Composição físico-química
Atividade antioxidante
Vale do São Francisco
Vitivinicultura tropical
Grape
Uva
Vitis Vinifera
description Para o aprimoramento da qualidade e estabilidade dos vinhos produzidos no Submédio do Vale do São Francisco, muitos estudos ainda são necessários por causa das características edafoclimáticas da região, abrangendo desde práticas agronômicas aplicadas ao cultivo de uvas até o processo de elaboração da bebida. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tempo de duração da maceração sobre a composição físico-química e capacidade antioxidante do vinho Syrah, cultivar de expressiva importância econômica para a região. Os vinhos elaborados com 10, 20 e 30 dias de maceração diferiram significativamente com relação à maioria das variáveis avaliadas, demonstrando que esta etapa influencia a qualidade da bebida. Maiores conteúdos de antocianinas e polifenóis totais foram observados no vinho elaborado com 20 dias de maceração. No entanto, o prolongamento da maceração por mais 10 dias, não influenciou em sua intensidade de coloração e promoveu significativo aumento no teor de taninos totais e na atividade antioxidante do vinho, sugerindo que este tempo de maceração promove melhor estabilidade e maior potencial nutracêutico à bebida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-04T11:11:11Z
2014-02-04T11:11:11Z
2014-02-04
2014-02-04T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978502
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p, 321-327.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721001540026368