A publicity e a publicidade (para além da propaganda)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cassiano Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/66
Resumo: Os termos publicidade e propaganda têm sofrido, em anos recentes, de um agravamento na forma indistinta com que são utilizados. Tal fato pode ser analisado dos pontos de vista lingüístico e histórico. Do ponto de vista lingüístico, é perceptível na língua inglesa a presença de três noções que precisam ser ajustadas às duas disponíveis nas línguas latinas em geral. Do ponto de vista histórico, é possível depreender, com base em uma aproximação com as idéias de Jürgen Habermas, que tanto a publicidade de “tornar públicas ações de esfera pública” quanto a de “anunciar transações comerciais” são criações burguesas comprometidas com o racionalismo e com a modernidade, sobrevindas da noção de público e, portanto, características de seu desenvolvimento socioeconômico baseado nas liberdades individuais e no mercado. Palavras-chave: Publicidade; esfera pública; mercado. ABSTRACT The terms publicidade and propaganda have increasingly been used indistinctively in Brazil in recent years. Such fact can be analyzed from linguistic and historical points of view. From the linguistic point of view, the presence of a third concept in the English language usually needs to be adjusted to the two available ones in Latin languages. From the historical point of view, it is possible to infer over a Jürgen Habermas analysis, that both meanings of publicidade – “to make public the actions within thepublic sphere” and “to advertise commercial transactions” – are bourgeois creations implied to rationalism and modernity, in-herited from the notion of “public”. Therefore, it is characteristics of its social-economic development based on individual freedoms and market orientation. Keywords: Publicity; public sphere; market.
id ESPM-3_4239194debcd0d50d13738129d6da17a
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/66
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling A publicity e a publicidade (para além da propaganda)Os termos publicidade e propaganda têm sofrido, em anos recentes, de um agravamento na forma indistinta com que são utilizados. Tal fato pode ser analisado dos pontos de vista lingüístico e histórico. Do ponto de vista lingüístico, é perceptível na língua inglesa a presença de três noções que precisam ser ajustadas às duas disponíveis nas línguas latinas em geral. Do ponto de vista histórico, é possível depreender, com base em uma aproximação com as idéias de Jürgen Habermas, que tanto a publicidade de “tornar públicas ações de esfera pública” quanto a de “anunciar transações comerciais” são criações burguesas comprometidas com o racionalismo e com a modernidade, sobrevindas da noção de público e, portanto, características de seu desenvolvimento socioeconômico baseado nas liberdades individuais e no mercado. Palavras-chave: Publicidade; esfera pública; mercado. ABSTRACT The terms publicidade and propaganda have increasingly been used indistinctively in Brazil in recent years. Such fact can be analyzed from linguistic and historical points of view. From the linguistic point of view, the presence of a third concept in the English language usually needs to be adjusted to the two available ones in Latin languages. From the historical point of view, it is possible to infer over a Jürgen Habermas analysis, that both meanings of publicidade – “to make public the actions within thepublic sphere” and “to advertise commercial transactions” – are bourgeois creations implied to rationalism and modernity, in-herited from the notion of “public”. Therefore, it is characteristics of its social-economic development based on individual freedoms and market orientation. Keywords: Publicity; public sphere; market.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/6610.18568/cmc.v3i6.66Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 179-200Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 179-200Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 179-2001983-707010.18568/cmc.v3i6reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/66/67Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Cassiano Ferreira2013-04-02T15:56:27Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/66Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T15:56:27Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
title A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
spellingShingle A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
Simões, Cassiano Ferreira
title_short A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
title_full A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
title_fullStr A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
title_full_unstemmed A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
title_sort A publicity e a publicidade (para além da propaganda)
author Simões, Cassiano Ferreira
author_facet Simões, Cassiano Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Cassiano Ferreira
description Os termos publicidade e propaganda têm sofrido, em anos recentes, de um agravamento na forma indistinta com que são utilizados. Tal fato pode ser analisado dos pontos de vista lingüístico e histórico. Do ponto de vista lingüístico, é perceptível na língua inglesa a presença de três noções que precisam ser ajustadas às duas disponíveis nas línguas latinas em geral. Do ponto de vista histórico, é possível depreender, com base em uma aproximação com as idéias de Jürgen Habermas, que tanto a publicidade de “tornar públicas ações de esfera pública” quanto a de “anunciar transações comerciais” são criações burguesas comprometidas com o racionalismo e com a modernidade, sobrevindas da noção de público e, portanto, características de seu desenvolvimento socioeconômico baseado nas liberdades individuais e no mercado. Palavras-chave: Publicidade; esfera pública; mercado. ABSTRACT The terms publicidade and propaganda have increasingly been used indistinctively in Brazil in recent years. Such fact can be analyzed from linguistic and historical points of view. From the linguistic point of view, the presence of a third concept in the English language usually needs to be adjusted to the two available ones in Latin languages. From the historical point of view, it is possible to infer over a Jürgen Habermas analysis, that both meanings of publicidade – “to make public the actions within thepublic sphere” and “to advertise commercial transactions” – are bourgeois creations implied to rationalism and modernity, in-herited from the notion of “public”. Therefore, it is characteristics of its social-economic development based on individual freedoms and market orientation. Keywords: Publicity; public sphere; market.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/66
10.18568/cmc.v3i6.66
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/66
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i6.66
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/66/67
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 179-200
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 179-200
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 179-200
1983-7070
10.18568/cmc.v3i6
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298657505280