Circuitos subalternos de consumo: sobre cópias baratas, falsificações e quinquilharias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
DOI: | 10.18568/cmc.v4i10.101 |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/101 |
Resumo: | O fenômeno global de consumo de objetos chamados aqui made in China − de baixo valor, baixa qualidade e utilidade reduzida −, que compõem certo universo kitsch contemporâneo, é o foco deste texto. O objetivo é abordá-lo do ponto de vista das práticas de consumo, visitando as referências teóricas mais recentes, desde Mary Douglas a García Canclini, a ponto de podermos considerar esses objetos ao modo de outros bens, mas que se organizam segundo o que denominamos circuitos subalternos de consumo. Palavras-chave: Consumo; made in China; subalterno; quinquilharia. ABSTRACT The global phenomenon of consumption of objects called here “made in China” − consumption of low price, low quality and reduced utility −, which compose a certain contemporary kitsch universe, is the focus of this text. The objective is to approach it from the viewpoint of consumption practices departing from the most recent theoretical frameworks, sinceMary Douglas until García Canclini, in order to analyze these objects the way we do with other goods but that are organized like subaltern circuits of consumption. Keywords: Consumption; “made in China”; subaltern; knick-knack. |
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Circuitos subalternos de consumo: sobre cópias baratas, falsificações e quinquilhariasO fenômeno global de consumo de objetos chamados aqui made in China − de baixo valor, baixa qualidade e utilidade reduzida −, que compõem certo universo kitsch contemporâneo, é o foco deste texto. O objetivo é abordá-lo do ponto de vista das práticas de consumo, visitando as referências teóricas mais recentes, desde Mary Douglas a García Canclini, a ponto de podermos considerar esses objetos ao modo de outros bens, mas que se organizam segundo o que denominamos circuitos subalternos de consumo. Palavras-chave: Consumo; made in China; subalterno; quinquilharia. ABSTRACT The global phenomenon of consumption of objects called here “made in China” − consumption of low price, low quality and reduced utility −, which compose a certain contemporary kitsch universe, is the focus of this text. The objective is to approach it from the viewpoint of consumption practices departing from the most recent theoretical frameworks, sinceMary Douglas until García Canclini, in order to analyze these objects the way we do with other goods but that are organized like subaltern circuits of consumption. Keywords: Consumption; “made in China”; subaltern; knick-knack.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10110.18568/cmc.v4i10.101Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 10 (2007): Comunicação e cidade; 89-109Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 10 (2007): Comunicação e cidade; 89-109Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 10 (2007): Comunicação e cidade; 89-1091983-707010.18568/cmc.v4i10reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/101/102Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Ludmila2012-04-11T19:52:30Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/101Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:30Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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