Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344 |
Resumo: | A partir de uma abordagem etnográfica, discuto neste artigo o papel do consumo de telefones celulares na construção e expressão de subjetividades entre jovens, em especial os do sexo masculino. Ao longo da análise, argumento que diversas práticas de consumo envolvendo celulares - como por exemplo ouvir música alta em espaços públicos - reafirmam elementos da masculinidade hegemônica tais como a agressividade, a performatividade pública, a atividade sexual e a corporalidade. |
id |
ESPM-3_ff4a8cd2906712763d1ff43d86cdd6f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/344 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas popularesJuventude. Subjetividade. Telefones Celulares. Masculinidade Hegemônica. A partir de uma abordagem etnográfica, discuto neste artigo o papel do consumo de telefones celulares na construção e expressão de subjetividades entre jovens, em especial os do sexo masculino. Ao longo da análise, argumento que diversas práticas de consumo envolvendo celulares - como por exemplo ouvir música alta em espaços públicos - reafirmam elementos da masculinidade hegemônica tais como a agressividade, a performatividade pública, a atividade sexual e a corporalidade. Escola Superior de Propaganda e Marketing2013-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/34410.18568/cmc.v9i26.344Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 26 (2012): Comunicação e Subjetividade; 61-82Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 26 (2012): Comunicação e Subjetividade; 61-82Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 26 (2012): Comunicação e Subjetividade; 61-821983-707010.18568/cmc.v9i26reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344/pdf_1https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344/pdf_2Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sandra Rúbia2013-01-30T17:22:41Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/344Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-01-30T17:22:41Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
title |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
spellingShingle |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares Silva, Sandra Rúbia Juventude. Subjetividade. Telefones Celulares. Masculinidade Hegemônica. |
title_short |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
title_full |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
title_fullStr |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
title_full_unstemmed |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
title_sort |
Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares |
author |
Silva, Sandra Rúbia |
author_facet |
Silva, Sandra Rúbia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandra Rúbia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude. Subjetividade. Telefones Celulares. Masculinidade Hegemônica. |
topic |
Juventude. Subjetividade. Telefones Celulares. Masculinidade Hegemônica. |
description |
A partir de uma abordagem etnográfica, discuto neste artigo o papel do consumo de telefones celulares na construção e expressão de subjetividades entre jovens, em especial os do sexo masculino. Ao longo da análise, argumento que diversas práticas de consumo envolvendo celulares - como por exemplo ouvir música alta em espaços públicos - reafirmam elementos da masculinidade hegemônica tais como a agressividade, a performatividade pública, a atividade sexual e a corporalidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344 10.18568/cmc.v9i26.344 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v9i26.344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344/pdf https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344/pdf_1 https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/344/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 26 (2012): Comunicação e Subjetividade; 61-82 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 26 (2012): Comunicação e Subjetividade; 61-82 Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 26 (2012): Comunicação e Subjetividade; 61-82 1983-7070 10.18568/cmc.v9i26 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299582349312 |