Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dohmann, Marcus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/113
Resumo: O presente artigo aborda o objeto como um registro da complexidade social, onde é possível identificar relações de poder, padrões de pensamento e processos de simbolização, ao mesmo tempo em que hierarquizações sociais e funcionais podem ser percebidas com a intenção de esclarecer e tornar mais compreensíveis as tensões que surgem no cotidiano da vida humana. Não há como contar a história do mundo usando apenas textos. Embora a escrita apresente-se como uma últimas conquistas da humanidade, grande parte dos registros, entre preocupações, crenças e aspirações, foram legados pelos objetos materiais, em uma história contada de forma assimétrica. O entendimento da vida antiga dos artefatos passou a exigir estruturas de perícia da Arqueologia e Antropologia, envolvendo-nos com os objetos de forma generosa e poética, na esperança de alcançar os vislumbres de compreensão que eles nos poderiam oferecer. Na abordagem realizada no presente artigo, podemos ver que trata-se de um processo complexo e incerto no qual os objetos, alcançáveis apenas através de camadas de tradução cultural, precisam ser rigorosamente examinados e imaginados de novo em suas utilizações. Percepções e perguntas fomentam atos de interpretação, entre apropriações imaginativas e poéticas essenciais, para auxiliar o entendimento das histórias usando objetos. Uma história contada por objetos depende por completo da matéria que sobrevive do seu uso, ressaltando que tornam-se documentos não apenas do mundo para o qual foram destinados, mas também para os períodos posteriores que o alteraram. 
id ESPM-4_d7401bac96828cbe13d0e6588506afd1
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/113
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismosO presente artigo aborda o objeto como um registro da complexidade social, onde é possível identificar relações de poder, padrões de pensamento e processos de simbolização, ao mesmo tempo em que hierarquizações sociais e funcionais podem ser percebidas com a intenção de esclarecer e tornar mais compreensíveis as tensões que surgem no cotidiano da vida humana. Não há como contar a história do mundo usando apenas textos. Embora a escrita apresente-se como uma últimas conquistas da humanidade, grande parte dos registros, entre preocupações, crenças e aspirações, foram legados pelos objetos materiais, em uma história contada de forma assimétrica. O entendimento da vida antiga dos artefatos passou a exigir estruturas de perícia da Arqueologia e Antropologia, envolvendo-nos com os objetos de forma generosa e poética, na esperança de alcançar os vislumbres de compreensão que eles nos poderiam oferecer. Na abordagem realizada no presente artigo, podemos ver que trata-se de um processo complexo e incerto no qual os objetos, alcançáveis apenas através de camadas de tradução cultural, precisam ser rigorosamente examinados e imaginados de novo em suas utilizações. Percepções e perguntas fomentam atos de interpretação, entre apropriações imaginativas e poéticas essenciais, para auxiliar o entendimento das histórias usando objetos. Uma história contada por objetos depende por completo da matéria que sobrevive do seu uso, ressaltando que tornam-se documentos não apenas do mundo para o qual foram destinados, mas também para os períodos posteriores que o alteraram. Escola Superior de Propaganda e Marketing2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/11310.22398/2525-2828.2641-53Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 6 (2017); 41-53Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 6 (2017); 41-532525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/113/pdfCopyright (c) 2017 Marcus Dohmanninfo:eu-repo/semantics/openAccessDohmann, Marcus2017-12-11T19:00:29Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/113Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2017-12-11T19:00:29Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
title Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
spellingShingle Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
Dohmann, Marcus
title_short Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
title_full Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
title_fullStr Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
title_full_unstemmed Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
title_sort Cultura material: sobre uma vivência entre tangibilidades e simbolismos
author Dohmann, Marcus
author_facet Dohmann, Marcus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dohmann, Marcus
description O presente artigo aborda o objeto como um registro da complexidade social, onde é possível identificar relações de poder, padrões de pensamento e processos de simbolização, ao mesmo tempo em que hierarquizações sociais e funcionais podem ser percebidas com a intenção de esclarecer e tornar mais compreensíveis as tensões que surgem no cotidiano da vida humana. Não há como contar a história do mundo usando apenas textos. Embora a escrita apresente-se como uma últimas conquistas da humanidade, grande parte dos registros, entre preocupações, crenças e aspirações, foram legados pelos objetos materiais, em uma história contada de forma assimétrica. O entendimento da vida antiga dos artefatos passou a exigir estruturas de perícia da Arqueologia e Antropologia, envolvendo-nos com os objetos de forma generosa e poética, na esperança de alcançar os vislumbres de compreensão que eles nos poderiam oferecer. Na abordagem realizada no presente artigo, podemos ver que trata-se de um processo complexo e incerto no qual os objetos, alcançáveis apenas através de camadas de tradução cultural, precisam ser rigorosamente examinados e imaginados de novo em suas utilizações. Percepções e perguntas fomentam atos de interpretação, entre apropriações imaginativas e poéticas essenciais, para auxiliar o entendimento das histórias usando objetos. Uma história contada por objetos depende por completo da matéria que sobrevive do seu uso, ressaltando que tornam-se documentos não apenas do mundo para o qual foram destinados, mas também para os períodos posteriores que o alteraram. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/113
10.22398/2525-2828.2641-53
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/113
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.2641-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/113/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcus Dohmann
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcus Dohmann
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 6 (2017); 41-53
Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 6 (2017); 41-53
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689095708672