O perfil do consumidor criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chammas, Adriana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32
Resumo: A economia criativa desponta como a terceira maior indústria no cenário mundial. Relacionada à inovação, é fundamentada no poder intelectual, no desenvolvimento sustentável e na propulsão de talentos individuais. Com os avanços da tecnologia, a comunicação entre os consumidores (usuários) transformou o mercados e comportamentos. O consumo colaborativo evidencia essa alteração ao apontar para as modificações nesse cenário, onde consumidores (usuários) utilizam a tecnologia associada à criatividade para fazer amizades, gerar renda, criar empregos e economizar. O objetivo desse artigo é identificar o perfil do consumidor (usuário) na economia criativa atual, influenciado pelos canais de comunicação digitais e pelos avanços do consumo colaborativo. Além disso, pretende-se mapear algumas das motivações diretas dos consumidores na economia criativa atual e identificar tendências de negócios que se dediquem a explorá-las. The Creative Consumer Profile Abstract The creative economy has emerged as the third largest industry in the world scenario. Related to innovation, it is based on the intellectual power, sustainable development and individual talents. With advances in technology, communication between consumers (users) changed markets and behaviors. The collaborative consumption shows that by pointing out changes in this scenario, where consumers (users) use the technology associated with creativity to make personal and professional relations, generate income, create jobs and save money. The aim of this paper is identify the user profile in the current creative economy, driven by digital communication channels and the progress of the collaborative consumption.
id ESPM-4_e69523f1fdeaf08241575c67b11b5bfc
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/32
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling O perfil do consumidor criativoA economia criativa desponta como a terceira maior indústria no cenário mundial. Relacionada à inovação, é fundamentada no poder intelectual, no desenvolvimento sustentável e na propulsão de talentos individuais. Com os avanços da tecnologia, a comunicação entre os consumidores (usuários) transformou o mercados e comportamentos. O consumo colaborativo evidencia essa alteração ao apontar para as modificações nesse cenário, onde consumidores (usuários) utilizam a tecnologia associada à criatividade para fazer amizades, gerar renda, criar empregos e economizar. O objetivo desse artigo é identificar o perfil do consumidor (usuário) na economia criativa atual, influenciado pelos canais de comunicação digitais e pelos avanços do consumo colaborativo. Além disso, pretende-se mapear algumas das motivações diretas dos consumidores na economia criativa atual e identificar tendências de negócios que se dediquem a explorá-las. The Creative Consumer Profile Abstract The creative economy has emerged as the third largest industry in the world scenario. Related to innovation, it is based on the intellectual power, sustainable development and individual talents. With advances in technology, communication between consumers (users) changed markets and behaviors. The collaborative consumption shows that by pointing out changes in this scenario, where consumers (users) use the technology associated with creativity to make personal and professional relations, generate income, create jobs and save money. The aim of this paper is identify the user profile in the current creative economy, driven by digital communication channels and the progress of the collaborative consumption.Escola Superior de Propaganda e Marketing2016-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/3210.22398/2525-2828.113-12Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 1 No. 1 (2016); 3-12Diálogo com a Economia Criativa; v. 1 n. 1 (2016); 3-122525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32/33Chammas, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-14T12:54:37Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/32Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-02-14T12:54:37Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do consumidor criativo
title O perfil do consumidor criativo
spellingShingle O perfil do consumidor criativo
Chammas, Adriana
title_short O perfil do consumidor criativo
title_full O perfil do consumidor criativo
title_fullStr O perfil do consumidor criativo
title_full_unstemmed O perfil do consumidor criativo
title_sort O perfil do consumidor criativo
author Chammas, Adriana
author_facet Chammas, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chammas, Adriana
description A economia criativa desponta como a terceira maior indústria no cenário mundial. Relacionada à inovação, é fundamentada no poder intelectual, no desenvolvimento sustentável e na propulsão de talentos individuais. Com os avanços da tecnologia, a comunicação entre os consumidores (usuários) transformou o mercados e comportamentos. O consumo colaborativo evidencia essa alteração ao apontar para as modificações nesse cenário, onde consumidores (usuários) utilizam a tecnologia associada à criatividade para fazer amizades, gerar renda, criar empregos e economizar. O objetivo desse artigo é identificar o perfil do consumidor (usuário) na economia criativa atual, influenciado pelos canais de comunicação digitais e pelos avanços do consumo colaborativo. Além disso, pretende-se mapear algumas das motivações diretas dos consumidores na economia criativa atual e identificar tendências de negócios que se dediquem a explorá-las. The Creative Consumer Profile Abstract The creative economy has emerged as the third largest industry in the world scenario. Related to innovation, it is based on the intellectual power, sustainable development and individual talents. With advances in technology, communication between consumers (users) changed markets and behaviors. The collaborative consumption shows that by pointing out changes in this scenario, where consumers (users) use the technology associated with creativity to make personal and professional relations, generate income, create jobs and save money. The aim of this paper is identify the user profile in the current creative economy, driven by digital communication channels and the progress of the collaborative consumption.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32
10.22398/2525-2828.113-12
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.113-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32/33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 1 No. 1 (2016); 3-12
Diálogo com a Economia Criativa; v. 1 n. 1 (2016); 3-12
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688796864513