Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37 |
Resumo: | Este artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis. (Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.22/2014). Aqui objetiva-se apresentar as cenas cosplay e steampunk e problematizar o fabrico de suas materialidades voltado a formas mais criativas de produção, circulação e consumo. Com base em etnografias em eventos de animes e encontros de steamers e em estudos sobre cultura, comunicação e consumo, espera-se demonstrar que o lúdico vivido nestas cenas funciona como tática para enfrentamento do cotidiano. Performances, manufacturing and crafts of cosplay and steampunk scenes Abstract This paper presents partial results obtained by the research ‘Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities’, (Call MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 22/2014 – Social, Human and Applied Social Sciences). The objective is to present the cosplay and steampunk scenes and discuss the manufacturing of its materiality aiming at most creative forms of production, circulation and consumption. Based on ethnographies of animes events, steamers meetings and studies about culture, communication and consumption, it aims to demonstrate that the playful experienced in these scenes works as tactics for facing the daily routine. |
id |
ESPM-4_feae41c5db44cb50a79f454beeceb2a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/37 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunkEste artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis. (Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.22/2014). Aqui objetiva-se apresentar as cenas cosplay e steampunk e problematizar o fabrico de suas materialidades voltado a formas mais criativas de produção, circulação e consumo. Com base em etnografias em eventos de animes e encontros de steamers e em estudos sobre cultura, comunicação e consumo, espera-se demonstrar que o lúdico vivido nestas cenas funciona como tática para enfrentamento do cotidiano. Performances, manufacturing and crafts of cosplay and steampunk scenes Abstract This paper presents partial results obtained by the research ‘Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities’, (Call MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 22/2014 – Social, Human and Applied Social Sciences). The objective is to present the cosplay and steampunk scenes and discuss the manufacturing of its materiality aiming at most creative forms of production, circulation and consumption. Based on ethnographies of animes events, steamers meetings and studies about culture, communication and consumption, it aims to demonstrate that the playful experienced in these scenes works as tactics for facing the daily routine. Escola Superior de Propaganda e Marketing2016-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/3710.22398/2525-2828.1175-85Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 1 No. 1 (2016); 75-85Diálogo com a Economia Criativa; v. 1 n. 1 (2016); 75-852525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37/38Nunes, Mônica Rebecca Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T13:56:13Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/37Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2018-02-20T13:56:13Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
title |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
spellingShingle |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
title_short |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
title_full |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
title_fullStr |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
title_full_unstemmed |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
title_sort |
Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk |
author |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
author_facet |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari |
description |
Este artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis. (Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.22/2014). Aqui objetiva-se apresentar as cenas cosplay e steampunk e problematizar o fabrico de suas materialidades voltado a formas mais criativas de produção, circulação e consumo. Com base em etnografias em eventos de animes e encontros de steamers e em estudos sobre cultura, comunicação e consumo, espera-se demonstrar que o lúdico vivido nestas cenas funciona como tática para enfrentamento do cotidiano. Performances, manufacturing and crafts of cosplay and steampunk scenes Abstract This paper presents partial results obtained by the research ‘Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities’, (Call MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 22/2014 – Social, Human and Applied Social Sciences). The objective is to present the cosplay and steampunk scenes and discuss the manufacturing of its materiality aiming at most creative forms of production, circulation and consumption. Based on ethnographies of animes events, steamers meetings and studies about culture, communication and consumption, it aims to demonstrate that the playful experienced in these scenes works as tactics for facing the daily routine. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37 10.22398/2525-2828.1175-85 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.1175-85 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37/38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 1 No. 1 (2016); 75-85 Diálogo com a Economia Criativa; v. 1 n. 1 (2016); 75-85 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688805253120 |