Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37
Resumo: Este artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis. (Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.22/2014). Aqui objetiva-se apresentar as cenas cosplay e steampunk e problematizar o fabrico de suas materialidades voltado a formas mais criativas de produção, circulação e consumo. Com base em etnografias em eventos de animes e encontros de steamers e em estudos sobre cultura, comunicação e consumo, espera-se demonstrar que o lúdico vivido nestas cenas funciona como tática para enfrentamento do cotidiano. Performances, manufacturing and crafts of cosplay and steampunk scenes Abstract This paper presents partial results obtained by the research ‘Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities’, (Call MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 22/2014 – Social, Human and Applied Social Sciences). The objective is to present the cosplay and steampunk scenes and discuss the manufacturing of its materiality aiming at most creative forms of production, circulation and consumption. Based on ethnographies of animes events, steamers meetings and studies about culture, communication and consumption, it aims to demonstrate that the playful experienced in these scenes works as tactics for facing the daily routine. 
id ESPM-4_feae41c5db44cb50a79f454beeceb2a3
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/37
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunkEste artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis. (Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.22/2014). Aqui objetiva-se apresentar as cenas cosplay e steampunk e problematizar o fabrico de suas materialidades voltado a formas mais criativas de produção, circulação e consumo. Com base em etnografias em eventos de animes e encontros de steamers e em estudos sobre cultura, comunicação e consumo, espera-se demonstrar que o lúdico vivido nestas cenas funciona como tática para enfrentamento do cotidiano. Performances, manufacturing and crafts of cosplay and steampunk scenes Abstract This paper presents partial results obtained by the research ‘Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities’, (Call MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 22/2014 – Social, Human and Applied Social Sciences). The objective is to present the cosplay and steampunk scenes and discuss the manufacturing of its materiality aiming at most creative forms of production, circulation and consumption. Based on ethnographies of animes events, steamers meetings and studies about culture, communication and consumption, it aims to demonstrate that the playful experienced in these scenes works as tactics for facing the daily routine. Escola Superior de Propaganda e Marketing2016-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/3710.22398/2525-2828.1175-85Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 1 No. 1 (2016); 75-85Diálogo com a Economia Criativa; v. 1 n. 1 (2016); 75-852525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37/38Nunes, Mônica Rebecca Ferrariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T13:56:13Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/37Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2018-02-20T13:56:13Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
title Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
spellingShingle Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
title_short Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
title_full Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
title_fullStr Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
title_full_unstemmed Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
title_sort Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk
author Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
author_facet Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
description Este artigo é resultado parcial da pesquisa Comunicação, consumo e memória: da cena cosplay a outras teatralidades juvenis. (Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.22/2014). Aqui objetiva-se apresentar as cenas cosplay e steampunk e problematizar o fabrico de suas materialidades voltado a formas mais criativas de produção, circulação e consumo. Com base em etnografias em eventos de animes e encontros de steamers e em estudos sobre cultura, comunicação e consumo, espera-se demonstrar que o lúdico vivido nestas cenas funciona como tática para enfrentamento do cotidiano. Performances, manufacturing and crafts of cosplay and steampunk scenes Abstract This paper presents partial results obtained by the research ‘Communication, consumption and memory: from the cosplay scene to other juvenile theatricalities’, (Call MCTI/CNPq/MEC/CAPES N. 22/2014 – Social, Human and Applied Social Sciences). The objective is to present the cosplay and steampunk scenes and discuss the manufacturing of its materiality aiming at most creative forms of production, circulation and consumption. Based on ethnographies of animes events, steamers meetings and studies about culture, communication and consumption, it aims to demonstrate that the playful experienced in these scenes works as tactics for facing the daily routine. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37
10.22398/2525-2828.1175-85
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.1175-85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37/38
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 1 No. 1 (2016); 75-85
Diálogo com a Economia Criativa; v. 1 n. 1 (2016); 75-85
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688805253120