Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495 |
Resumo: | Introdução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico. |
id |
ESPP-1_eccc0ed0568ada7b021925750be29f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/495 |
network_acronym_str |
ESPP-1 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagemIntrodução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/49510.32811/25954482-2021v4n3p145Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 145-1532595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495/236Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Celia Maria RibeiroOliveira, Ana Maria GomesHora, Carolinne Luiza CavalcantiSilva Santos, GabriellenBatista, José Igor PereiraOliveira, Maria Fernanda Tavares LinsSá, Ana Karine Laranjeiras2021-12-03T18:29:49Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/495Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2021-12-03T18:29:49Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
title |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
spellingShingle |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro |
title_short |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
title_full |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
title_fullStr |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
title_sort |
Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem |
author |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro |
author_facet |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro Oliveira, Ana Maria Gomes Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti Silva Santos, Gabriellen Batista, José Igor Pereira Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins Sá, Ana Karine Laranjeiras |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ana Maria Gomes Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti Silva Santos, Gabriellen Batista, José Igor Pereira Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins Sá, Ana Karine Laranjeiras |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro Oliveira, Ana Maria Gomes Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti Silva Santos, Gabriellen Batista, José Igor Pereira Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins Sá, Ana Karine Laranjeiras |
description |
Introdução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495 10.32811/25954482-2021v4n3p145 |
url |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495 |
identifier_str_mv |
10.32811/25954482-2021v4n3p145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495/236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 145-153 2595-4482 2595-4474 reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) instacron:ESPP |
instname_str |
Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
instacron_str |
ESPP |
institution |
ESPP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
collection |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista_spp@sesa.pr.gov.br |
_version_ |
1797041803158880256 |