Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Ana Maria Gomes, Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti, Silva Santos, Gabriellen, Batista, José Igor Pereira, Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins, Sá, Ana Karine Laranjeiras
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
Texto Completo: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495
Resumo: Introdução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico.
id ESPP-1_eccc0ed0568ada7b021925750be29f59
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/495
network_acronym_str ESPP-1
network_name_str Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
repository_id_str
spelling Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagemIntrodução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/49510.32811/25954482-2021v4n3p145Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 145-1532595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495/236Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Celia Maria RibeiroOliveira, Ana Maria GomesHora, Carolinne Luiza CavalcantiSilva Santos, GabriellenBatista, José Igor PereiraOliveira, Maria Fernanda Tavares LinsSá, Ana Karine Laranjeiras2021-12-03T18:29:49Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/495Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2021-12-03T18:29:49Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
title Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
spellingShingle Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
title_short Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
title_full Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
title_fullStr Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
title_sort Sentimentos dos estudantes utilizando ensino remoto durante pandemia COVID-19: interferência no processo de aprendizagem
author Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
author_facet Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
Oliveira, Ana Maria Gomes
Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti
Silva Santos, Gabriellen
Batista, José Igor Pereira
Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins
Sá, Ana Karine Laranjeiras
author_role author
author2 Oliveira, Ana Maria Gomes
Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti
Silva Santos, Gabriellen
Batista, José Igor Pereira
Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins
Sá, Ana Karine Laranjeiras
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
Oliveira, Ana Maria Gomes
Hora, Carolinne Luiza Cavalcanti
Silva Santos, Gabriellen
Batista, José Igor Pereira
Oliveira, Maria Fernanda Tavares Lins
Sá, Ana Karine Laranjeiras
description Introdução: alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Estado de Pernambuco descrevem através de relatos de experiência as dificuldades e mudanças enfrentadas e seus sentimentos em relação ao método de ensino remoto adotado pela instituição durante a pandemia da COVID-19. Objetivo: expor as adversidades, problemas e sentimentos que os alunos passaram a enfrentar após o Instituto precisar aderir ao formato de aulas remotas para poder dar continuidade ao ensino durante o atual contexto que estamos vivenciando. Método: as dificuldades foram apresentadas mediante os relatos individuais de cinco alunos entre agosto a outubro de 2020, descreveram os obstáculos e sofrimentos desse período de isolamento social durante a pandemia. Visando a preservação das suas identidades, esses alunos foram identificando através das cores: Azul; Amarelo; Vermelho; Verde e Branco. Resultados e Discussão: com os relatos individuais de cada aluno foi possível perceber que os principais sentimentos e contrariedades vivenciados pelos mesmos nesse período pandêmico e de aulas online foram: ansiedade, dificuldades para administrar o tempo provocando estresse e problemas com o sono. Considerações finais: a ansiedade e suas consequências foram apontadas pelos estudantes como as principais dificuldades enfrentadas nesse período pandêmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495
10.32811/25954482-2021v4n3p145
url http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495
identifier_str_mv 10.32811/25954482-2021v4n3p145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/495/236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 145-153
2595-4482
2595-4474
reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
instacron:ESPP
instname_str Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
instacron_str ESPP
institution ESPP
reponame_str Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
collection Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
repository.mail.fl_str_mv revista_spp@sesa.pr.gov.br
_version_ 1797041803158880256