O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4468 |
Resumo: | O paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida. |
id |
RCAP_bc1d12c7d5e30b5e66f31cb1411867ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógicaCONSTRUCTIONISM AS A PROPOSAL FOR PEDAGOGICAL INNOVATIONEL CONSTRUCCIONISMO COMO PROPUESTA DE INNOVACIÓN PEDAGÓGICAInstrucionismoConstrucionismoInovação pedagógicaInstructionismConstructionismPedagogical innovation.Faculdade de Ciências SociaisO paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.The Newtonian-Cartesian paradigm presents a reductionist view of knowledge. In a paradigmatic break, constructivism emerges as a theoretical explanation stating that knowledge is constructed in the interaction of the subject with the object of study, in a dialogical relationship, with the mediation of the educator. In the present study, ‘constructionism presents itself as a proposal for pedagogical innovation’. The present research had as objective to know if the use of the educational technologies in a constructionist conception promote or not pedagogical innovation in the mathematical discipline, in a class of ninth year of the high school. We found that constructionism proposes the cognitive development of apprentices making them apt for new learning, with or without the use of educational technologies. We defend the constructionist concept as pedagogical innovation, with a focus on pedagogical practices, aiming at the construction of meaningful and functional knowledge for life.Universidade Federal de Rondônia (UNIR)DigitUMaSousa, Maria do CarmoBrazão, Paulo2022-07-26T13:47:29Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4468porSousa, M. C., & Brazão, J. P. G. (2021). O construcionismo como proposta de inovação pedagógica. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, 8, 1-20. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6131info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:35.541311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica CONSTRUCTIONISM AS A PROPOSAL FOR PEDAGOGICAL INNOVATION EL CONSTRUCCIONISMO COMO PROPUESTA DE INNOVACIÓN PEDAGÓGICA |
title |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica |
spellingShingle |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica Sousa, Maria do Carmo Instrucionismo Construcionismo Inovação pedagógica Instructionism Constructionism Pedagogical innovation . Faculdade de Ciências Sociais |
title_short |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica |
title_full |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica |
title_fullStr |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica |
title_sort |
O construcionismo como proposta de inovação pedagógica |
author |
Sousa, Maria do Carmo |
author_facet |
Sousa, Maria do Carmo Brazão, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Brazão, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria do Carmo Brazão, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrucionismo Construcionismo Inovação pedagógica Instructionism Constructionism Pedagogical innovation . Faculdade de Ciências Sociais |
topic |
Instrucionismo Construcionismo Inovação pedagógica Instructionism Constructionism Pedagogical innovation . Faculdade de Ciências Sociais |
description |
O paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z 2022-07-26T13:47:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4468 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, M. C., & Brazão, J. P. G. (2021). O construcionismo como proposta de inovação pedagógica. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, 8, 1-20. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129954669035520 |