O construcionismo como proposta de inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brazão, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4468
Resumo: O paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.
id RCAP_bc1d12c7d5e30b5e66f31cb1411867ce
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O construcionismo como proposta de inovação pedagógicaCONSTRUCTIONISM AS A PROPOSAL FOR PEDAGOGICAL INNOVATIONEL CONSTRUCCIONISMO COMO PROPUESTA DE INNOVACIÓN PEDAGÓGICAInstrucionismoConstrucionismoInovação pedagógicaInstructionismConstructionismPedagogical innovation.Faculdade de Ciências SociaisO paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.The Newtonian-Cartesian paradigm presents a reductionist view of knowledge. In a paradigmatic break, constructivism emerges as a theoretical explanation stating that knowledge is constructed in the interaction of the subject with the object of study, in a dialogical relationship, with the mediation of the educator. In the present study, ‘constructionism presents itself as a proposal for pedagogical innovation’. The present research had as objective to know if the use of the educational technologies in a constructionist conception promote or not pedagogical innovation in the mathematical discipline, in a class of ninth year of the high school. We found that constructionism proposes the cognitive development of apprentices making them apt for new learning, with or without the use of educational technologies. We defend the constructionist concept as pedagogical innovation, with a focus on pedagogical practices, aiming at the construction of meaningful and functional knowledge for life.Universidade Federal de Rondônia (UNIR)DigitUMaSousa, Maria do CarmoBrazão, Paulo2022-07-26T13:47:29Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4468porSousa, M. C., & Brazão, J. P. G. (2021). O construcionismo como proposta de inovação pedagógica. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, 8, 1-20. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6131info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:47Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:35.541311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
CONSTRUCTIONISM AS A PROPOSAL FOR PEDAGOGICAL INNOVATION
EL CONSTRUCCIONISMO COMO PROPUESTA DE INNOVACIÓN PEDAGÓGICA
title O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
spellingShingle O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
Sousa, Maria do Carmo
Instrucionismo
Construcionismo
Inovação pedagógica
Instructionism
Constructionism
Pedagogical innovation
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
title_full O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
title_fullStr O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
title_full_unstemmed O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
title_sort O construcionismo como proposta de inovação pedagógica
author Sousa, Maria do Carmo
author_facet Sousa, Maria do Carmo
Brazão, Paulo
author_role author
author2 Brazão, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria do Carmo
Brazão, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Instrucionismo
Construcionismo
Inovação pedagógica
Instructionism
Constructionism
Pedagogical innovation
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Instrucionismo
Construcionismo
Inovação pedagógica
Instructionism
Constructionism
Pedagogical innovation
.
Faculdade de Ciências Sociais
description O paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-26T13:47:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4468
url http://hdl.handle.net/10400.13/4468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, M. C., & Brazão, J. P. G. (2021). O construcionismo como proposta de inovação pedagógica. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, 8, 1-20. DOI: 10.26568/2359-2087.2021.6131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129954669035520