A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA O CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3183 |
Resumo: | Este artigo aborda o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica a partir da Lei 10.639/2003, dando ênfase ao ensino da Literatura como promotora do conhecimento e reconhecimento da cultura e história do povo africano na formação da nação brasileira. Esse ensino deve fomentar no aluno o desejo de reconhecimento ao grupo étnico-racial a que pertence. Apresenta, nesse contexto, o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, fazendo uma breve análise da obra Ualalapi enquanto instrumento de conhecimento da cultura e história do povo africano, destacando a importância da literatura africana pós-colonial como fonte de reflexão e crítica sobre a história oficial. Trata-se de um trabalho de investigação bibliográfica fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e em diversos artigos científicos de autores consagrados. |
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A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA O CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAEducação; HistóriaEnsino; História; Literatura AfricanaEste artigo aborda o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica a partir da Lei 10.639/2003, dando ênfase ao ensino da Literatura como promotora do conhecimento e reconhecimento da cultura e história do povo africano na formação da nação brasileira. Esse ensino deve fomentar no aluno o desejo de reconhecimento ao grupo étnico-racial a que pertence. Apresenta, nesse contexto, o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, fazendo uma breve análise da obra Ualalapi enquanto instrumento de conhecimento da cultura e história do povo africano, destacando a importância da literatura africana pós-colonial como fonte de reflexão e crítica sobre a história oficial. Trata-se de um trabalho de investigação bibliográfica fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e em diversos artigos científicos de autores consagrados. Faculdades ESTUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)Nogueira, Rosalva GirãoDomingos, Luís Tomás2018-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3183identidade!; v. 23, n. 1 (2018): Dossiê: Religião e religiosidades no contexto amazônico; 91-1042178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3183/3054Direitos autorais 2018 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-20T17:51:17Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3183Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2018-08-20T17:51:17Identidade! - Faculdades ESTfalse |
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