A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Barcellos, Cátia Simone
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188
Resumo: O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como "diferentes", devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.
id EST-2_b4db46ef5eb153cd2e0d711a210966d4
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1188
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitáriasEducaçãoIdentidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/asO presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como "diferentes", devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.Faculdades ESTRibeiro Barcellos, Cátia Simone2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 393-4052178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188/1150info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1188Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:35Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
title A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
spellingShingle A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
Ribeiro Barcellos, Cátia Simone
Educação
Identidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/as
title_short A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
title_full A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
title_fullStr A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
title_full_unstemmed A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
title_sort A construção da identidade étnico-racial de estudantes Afro-Brasileiros/as e suas experiências pré-universitárias
author Ribeiro Barcellos, Cátia Simone
author_facet Ribeiro Barcellos, Cátia Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Barcellos, Cátia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/as
topic Educação
Identidade étnico-racial; Estudantes afro-brasileiros/as
description O presente artigo constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros/as, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel: Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores/as que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram/influenciam diretamente as suas identidades, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como "diferentes", devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1188/1150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 393-405
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473911558144