A EJA quilombola do Projeto BB Educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Pessoa de Lira, Lilian Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/426
Resumo: O presente artigo se insere no âmbito da pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade, tendo como objeto o Projeto Social BB Educar EJA Quilombola no RS, da Fundação Banco do Brasil, executado em comunidades quilombolas gaúchas. A pesquisa apresenta o que, onde e quando aconteceu o Projeto; suas especificidades, a partir de uma análise dos conteúdos programáticos do curso de formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, buscando relacioná-los aos pressupostos da educação popular freireana. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as formas assumidas nas práticas pedagógicas do Projeto BB Educar EJA Quilombola na Comunidade Quilombola Capororocas, em Tavares/RS, fruto da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assumiu como passos metodológicos a prática investigativa a partir do diálogo e do olhar atento aos relatos de docentes do Projeto BB Educar EJA Quilombola.
id EST-2_eb93cd3d73580d460262674bff363bc3
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/426
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling A EJA quilombola do Projeto BB EducarThe Quilombola Youth and Adult Education of the BB Educar ProjectEJA; Projeto BB Educar; Educação popularYouth and Adult Education; BB Educar Project; Popular educationO presente artigo se insere no âmbito da pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade, tendo como objeto o Projeto Social BB Educar EJA Quilombola no RS, da Fundação Banco do Brasil, executado em comunidades quilombolas gaúchas. A pesquisa apresenta o que, onde e quando aconteceu o Projeto; suas especificidades, a partir de uma análise dos conteúdos programáticos do curso de formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, buscando relacioná-los aos pressupostos da educação popular freireana. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as formas assumidas nas práticas pedagógicas do Projeto BB Educar EJA Quilombola na Comunidade Quilombola Capororocas, em Tavares/RS, fruto da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assumiu como passos metodológicos a prática investigativa a partir do diálogo e do olhar atento aos relatos de docentes do Projeto BB Educar EJA Quilombola.The present article is inserted in the context of the inquiry on the Education of Young persons and Adults (EJA) in the Diversity, having as object the Social Project, namely, BB Educar EJA Quilombola in the Rio Grande do Sul, of the Banco do Brasil Foundation, executed in Quilombola communities from Rio Grande do Sul. The inquiry presents what, where and when the Project took place; its peculiarities, starting from one analysis of the programmatical contents of the course of formation of literacy teachers, looking to make a list of them to presuppositions of the popular freireana education. The objective of the inquiry consisted in identifying the forms assumed in the pedagogic practices of the Project BB Educar EJA Quilombola in the Quilombola Community Capororocas, in Tavares/RS, result of the partnership between the Banco do Brasil Foundation (FBB) and the Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). It deals of a qualitative inquiry which assumed, as methodological steps, the investigative practice by starting from the dialog and the attentive glance to the reports of teachers of the Project BB Educar EJA Quilombola.Faculdades ESTda Silva Pessoa de Lira, Lilian Conceição2012-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/426identidade!; v. 17, n. 2 (2012): Dossiê Temas Diversos; 205-2202178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/426/468info:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-20T21:18:22Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/426Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2013-01-20T21:18:22Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EJA quilombola do Projeto BB Educar
The Quilombola Youth and Adult Education of the BB Educar Project
title A EJA quilombola do Projeto BB Educar
spellingShingle A EJA quilombola do Projeto BB Educar
da Silva Pessoa de Lira, Lilian Conceição
EJA; Projeto BB Educar; Educação popular
Youth and Adult Education; BB Educar Project; Popular education
title_short A EJA quilombola do Projeto BB Educar
title_full A EJA quilombola do Projeto BB Educar
title_fullStr A EJA quilombola do Projeto BB Educar
title_full_unstemmed A EJA quilombola do Projeto BB Educar
title_sort A EJA quilombola do Projeto BB Educar
author da Silva Pessoa de Lira, Lilian Conceição
author_facet da Silva Pessoa de Lira, Lilian Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Pessoa de Lira, Lilian Conceição
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv EJA; Projeto BB Educar; Educação popular
Youth and Adult Education; BB Educar Project; Popular education
topic EJA; Projeto BB Educar; Educação popular
Youth and Adult Education; BB Educar Project; Popular education
description O presente artigo se insere no âmbito da pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Diversidade, tendo como objeto o Projeto Social BB Educar EJA Quilombola no RS, da Fundação Banco do Brasil, executado em comunidades quilombolas gaúchas. A pesquisa apresenta o que, onde e quando aconteceu o Projeto; suas especificidades, a partir de uma análise dos conteúdos programáticos do curso de formação de alfabetizadoras e alfabetizadores, buscando relacioná-los aos pressupostos da educação popular freireana. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as formas assumidas nas práticas pedagógicas do Projeto BB Educar EJA Quilombola na Comunidade Quilombola Capororocas, em Tavares/RS, fruto da parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que assumiu como passos metodológicos a prática investigativa a partir do diálogo e do olhar atento aos relatos de docentes do Projeto BB Educar EJA Quilombola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/426
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/426/468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 17, n. 2 (2012): Dossiê Temas Diversos; 205-220
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464472132124672