Educação Infantil e formação de professores/as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elisabete
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2004
Resumo: As dúvidas e inquietações em torno da educação para a docência no espaço-tempo das escolas infantis permeiam o caminho desta pesquisa que é norteada pelos anseios de alguém que se reconhece um sujeito social em permanente processo de educação. Entendo que educação é a forma pela qual o ser humano se constitui agente de transformação social. Porém, qual a importância que os/as professores/as que desenvolvem sua atividade com crianças na faixa etária de zero a seis anos atribuem a sua educação, como conduzem o processo de educação continuada? A experiência docente revelou muitas inquietações na maneira como é pensado o cotidiano das escolas infantis e, em particular, a forma de perceber o professor. Com a realização desta pesquisa, busquei questionar e compreender a maneira como vem sendo pensada a educação de professores/as e o cotidiano de uma escola infantil do município de Três de Maio. Em meio ao cotidiano do fazer educativo, busquei entender, no espaço-tempo da escola infantil, quais as relações de poderes e saberes que orientam a educação continuada e a prática pedagógica do professor/a.
id EST-3_b7af61158463090fcfb945c061aa36d9
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2004
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Educação Infantil e formação de professores/asChildren’s Education and teacher’s instructionEducaçãoEducação continuada; Infância; Espaço-tempo; Poder-saberEducationContinuing education; Childhood; Space-time; Power-knowledgeAs dúvidas e inquietações em torno da educação para a docência no espaço-tempo das escolas infantis permeiam o caminho desta pesquisa que é norteada pelos anseios de alguém que se reconhece um sujeito social em permanente processo de educação. Entendo que educação é a forma pela qual o ser humano se constitui agente de transformação social. Porém, qual a importância que os/as professores/as que desenvolvem sua atividade com crianças na faixa etária de zero a seis anos atribuem a sua educação, como conduzem o processo de educação continuada? A experiência docente revelou muitas inquietações na maneira como é pensado o cotidiano das escolas infantis e, em particular, a forma de perceber o professor. Com a realização desta pesquisa, busquei questionar e compreender a maneira como vem sendo pensada a educação de professores/as e o cotidiano de uma escola infantil do município de Três de Maio. Em meio ao cotidiano do fazer educativo, busquei entender, no espaço-tempo da escola infantil, quais as relações de poderes e saberes que orientam a educação continuada e a prática pedagógica do professor/a.The doubts and concerns around education to teaching in children’s school space-time permeate the way of this research that is guided by the wishes of someone that recognizes a social subject in a permanent education process. I understand that education is the way which the human being constitutes agent of social transformation. However, what is the significance that the teachers who work with children from 0 to 6 years old attribute to their education? How they lead the continuing education? The teaching experience revealed many concerns in the way the children’s school daily life is thought and, in particular, how to understand the teacher. With this research I sought to question and understand the way how the teachers education and the daily life of a children’s school in Três de Maio city has been thought. Amid the process educational daily life, I sought to understand, the children’s school space-time, which relations of power and knowledge guide the continuing education and the teacher’s pedagogical practice.Faculdades ESTAndrade, Elisabete2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/200410.22351/nepp.v20i0.2004Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 39-441678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2004/1919info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:28Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2004Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:28Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação Infantil e formação de professores/as
Children’s Education and teacher’s instruction
title Educação Infantil e formação de professores/as
spellingShingle Educação Infantil e formação de professores/as
Andrade, Elisabete
Educação
Educação continuada; Infância; Espaço-tempo; Poder-saber
Education
Continuing education; Childhood; Space-time; Power-knowledge
title_short Educação Infantil e formação de professores/as
title_full Educação Infantil e formação de professores/as
title_fullStr Educação Infantil e formação de professores/as
title_full_unstemmed Educação Infantil e formação de professores/as
title_sort Educação Infantil e formação de professores/as
author Andrade, Elisabete
author_facet Andrade, Elisabete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação continuada; Infância; Espaço-tempo; Poder-saber
Education
Continuing education; Childhood; Space-time; Power-knowledge
topic Educação
Educação continuada; Infância; Espaço-tempo; Poder-saber
Education
Continuing education; Childhood; Space-time; Power-knowledge
description As dúvidas e inquietações em torno da educação para a docência no espaço-tempo das escolas infantis permeiam o caminho desta pesquisa que é norteada pelos anseios de alguém que se reconhece um sujeito social em permanente processo de educação. Entendo que educação é a forma pela qual o ser humano se constitui agente de transformação social. Porém, qual a importância que os/as professores/as que desenvolvem sua atividade com crianças na faixa etária de zero a seis anos atribuem a sua educação, como conduzem o processo de educação continuada? A experiência docente revelou muitas inquietações na maneira como é pensado o cotidiano das escolas infantis e, em particular, a forma de perceber o professor. Com a realização desta pesquisa, busquei questionar e compreender a maneira como vem sendo pensada a educação de professores/as e o cotidiano de uma escola infantil do município de Três de Maio. Em meio ao cotidiano do fazer educativo, busquei entender, no espaço-tempo da escola infantil, quais as relações de poderes e saberes que orientam a educação continuada e a prática pedagógica do professor/a.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2004
10.22351/nepp.v20i0.2004
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2004
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v20i0.2004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2004/1919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 39-44
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v20i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1814256893124673536