LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AQUISIÇÃO DO SABER ELABORADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francioli, Fátima Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Nilza Marcia Mulatti, Figueiredo, Yasmin Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/227
Resumo: O livro didático no Brasil desempenha a função de subsidiar o trabalho pedagógico dos professores. Por essa razão, torna-se relevante a reflexão sobre os critérios e os procedimentos para a sua escolha em escolas públicas da educação básica, bem como as intencionalidades de seus editores, em atendimento às políticas públicas vigentes. No intuito de se averiguar como essas intencionalidades se apresentam nos livros, foi realizada uma análise do livro de alfabetização e letramento intitulado “Ápis”, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o 3º ano do ensino fundamental. Por intermédio dessa análise, foi verificado que esse material sofre influências diretas do pensamento dominante, qual seja, do ideário escolanovista, pois verificamos a valorização da espontaneidade dos alunos com ênfase na ludicidade, de modo a realizar a motivação de forma extrínseca ao conteúdo, implicando, dessa forma, no seu esvaziamento. Por conseguinte, isso significa que o trabalho do professor fica subordinado à lógica dos interesses político-ideológicos, comprometendo a aquisição do saber elaborado.
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