MULTIPLICANDO COM O USO DAS MÃOS COMO ALTERNATIVA À MEMORIZAÇÃO DA TABUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ademir Brandão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Ritianne de Fatima Silva de, Moraes, Romis de Sousa, Lopes, Thiago Beirigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/6
Resumo: A matemática é um campo intelectual construído, em parte, ao longo dos tempos sobre diversos princípios e regras lógicas, que são os algoritmos. O algoritmo da multiplicação mecanicamente e sistematicamente utilizado é resultado do processo de desenvolvimento histórico. Neste trabalho, foi analisado o algoritmo da multiplicação usualmente ensinado nas escolas, como se tratasse de algo sem justificativa e sem interação do estudante. Com o passar dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram diversas técnicas para multiplicar e aqui será apresentada uma. O objetivo desse trabalho é apresentar essa técnica de multiplicação aos 22 estudantes da turma de sexto ano do Ensino Fundamental da EMEF Sebastião Agripino da Silva, situada na cidade de Canaã dos Carajás/PA. A abordagem do trabalho será fundamentada na experimentação desta técnica pelos estudantes após sua apresentação, seu funcionamento, propiciando a eles a avaliação sobre as potencialidades e os desafios dessa técnica. Nesse sentido pretendemos investigar como é a aceitação dos estudantes em relação à técnica de resolução de multiplicações com números de cinco a dez que envolva o uso das próprias mãos e comparar a sua aceitação em relação à tradicional tomada de tabuada.
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