O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático. |
id |
UFMG_6fb3a14f09f5f4ea282fb31604011715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBEUW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tania Aretuza Ambrizi GebaraWagner Ahmad AuarekMaria Conceição dos Reis2019-08-14T09:47:36Z2019-08-14T09:47:36Z2012-07-28http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUWEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoMatematica Estudo e ensinoJogos educativosJogo OnlineEnsino-AprendizagemMultiplicação com Números NaturaisEnsino FundamentalJogos de RegraO uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdfapplication/pdf1794611https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/1/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdfa7e9080c70b0129eff07e4088003deefMD51TEXTo_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txto_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txtExtracted texttext/plain68260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/2/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txtb66c56442b84c52004318006034a0f14MD521843/VRNS-9PBEUW2019-11-14 19:46:13.753oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9PBEUWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:46:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
title |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
spellingShingle |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais Maria Conceição dos Reis Jogo Online Ensino-Aprendizagem Multiplicação com Números Naturais Ensino Fundamental Jogos de Regra Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
title_short |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
title_full |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
title_fullStr |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
title_sort |
O uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais |
author |
Maria Conceição dos Reis |
author_facet |
Maria Conceição dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wagner Ahmad Auarek |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Conceição dos Reis |
contributor_str_mv |
Tania Aretuza Ambrizi Gebara Wagner Ahmad Auarek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Online Ensino-Aprendizagem Multiplicação com Números Naturais Ensino Fundamental Jogos de Regra |
topic |
Jogo Online Ensino-Aprendizagem Multiplicação com Números Naturais Ensino Fundamental Jogos de Regra Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
description |
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos no ensino-aprendizagem da multiplicação com números naturais. O tema abordado foi escolhido a partir da análise da minha própria prática e dos desafios que venho encontrando ao longo do trabalho com o campo da Matemática no 7º ano do ensino fundamental. Neste ano escolar espera-se que os alunos já tenham consolidado algumas habilidades, tais como: compreender o conceito da multiplicação, usar adequadamente o algoritmo da multiplicação, dominar de cor os fatos da multiplicação com números naturais, além da capacidade de resolver problemas usando a multiplicação. Contudo, ao defrontar-me com uma realidade, onde os alunos ainda não haviam consolidado as habilidades descritas acima, e considerando, como papel do educador buscar sempre melhores estratégias para colaborar com a compreensão e sistematização dos conhecimentos pelo seu aluno, busquei aproximar os conteúdos escolares ao contexto dos alunos, e trabalhar para que os mesmos compreendessem o conceito de multiplicação e tivessem maior facilidade e agilidade com a tabuada, entendendo a memorização como compreensão dos conceitos envolvidos e como subsidio para o trabalho com operações que envolvem grandes quantidades. Para tanto, elaborei uma proposta de intervenção a partir do uso de jogos de regras e jogos online aprimorando a forma de ensinar, despertando nos alunos o prazer de aprender Matemática. No presente trabalho serão demonstrados os jogos desenvolvidos com a finalidade lúdica de construir conhecimento acompanhado de uma reflexão acerca das potencialidades dos jogos como recurso didático. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T09:47:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T09:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9PBEUW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/1/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9PBEUW/2/o_uso_de_jogos_no_ensino_aprendizagem_da_multiplica_ao_com_n_meros__naturais.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a7e9080c70b0129eff07e4088003deef b66c56442b84c52004318006034a0f14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589383117340672 |