A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262 |
Resumo: | O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa. |
id |
FAMA-0_6aa844a310cd8648fb46d1f803b8f559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/262 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORESHistória da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização.O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Aléx Gomes da2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 147-1562178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262/213Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/262Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:15.888Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
title |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES Silva, Aléx Gomes da História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização. |
title_short |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Silva, Aléx Gomes da |
author_facet |
Silva, Aléx Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aléx Gomes da |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização. |
topic |
História da Matemática. Ensino-aprendizagem. Contextualização. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa. |
description |
O presente artigo traz algumas reflexões sobre o emprego da História da Matemática no processo ensino-aprendizagem, com ênfase na importância e viabilidade desse recurso, especialmente se associado à resolução de problemas. Este trabalho, de cunho qualitativo, contou com pesquisa bibliográfica, com referencial teórico fundamentado por D’Ambrosio (1996), Rosa Neto (1997), Boyer (1974), Miguel e Miorim (2004) e também pelo que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, envolvendo a participação de docentes que se encontram no exercício da profissão. Com a perspectiva da integração entre conhecimento matemático e sua história, busca-se aperfeiçoar o ensino da disciplina, oferecendo possibilidades para um estudo significativo, dinâmico e contextualizado, o que foi confirmado pelos resultados dessa pesquisa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/262/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 12, n. 7 (2017): Pedagogia em Foco; 147-156 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742925926531072 |