A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffi, Caroline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Prediger, Thaísa Laiara, Rocha Filho, João Bernardes da, Ramos, Maurivan Güntzel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1561
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa a respeito das percepções de docentes sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática. A questão central dessa pesquisa é: quais as percepções de professores da Educação Básica sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática? Para respondê-la, 17 docentes escreveram depoimentos sobre o tema, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Para tanto, os depoimentos dos docentes foram desconstruídos em unidades de sentido, as quais foram agrupadas em categorias emergentes iniciais. Essas, ao serem reagrupadas por semelhança originaram as duas categorias finais de análise: contextualização como modo de aprender com significado em Ciências e Matemática e contextualização como modo de motivar para aprender. Como principal conclusão, os participantes da pesquisa percebem que a contextualização possibilita a construção de significações e relações entre os saberes – aqueles que os estudantes já possuem com os conhecimentos científicos. Além disso, destacam-se a importância de práticas interdisciplinares e da motivação como geradora de interesse e participação ativa do estudante. Pelas respostas dos docentes, depreende-se, ainda, que a contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é possibilidade de problematizar a sua realidade, o que contribui para a formação de sujeitos críticos e autônomos.Palavras-chave: Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.ABSTRACTThe present article shows a qualitative research on the teachers’ perceptions about the contextualization in Science and Mathematics learning. The research main question is: Which are the teachers’ perceptions about contextualization during Science and Mathematics learning in basic education? In order to answer that, 17 teachers wrote testimonies on the subject, which were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). For this, teachers’ statements were deconstructed in units of meaning, which were grouped into initial emergent categories. These, when regrouped by similarity, gave rise to the two final categories of analysis: contextualization as a way of learning with meaning in Science and Mathematics and contextualization as a way of motivating to learn. As a main conclusion, the participants of the research realize that contextualization allows the construction of meanings and relations between the knowledge - those that the students already possess with the scientific knowledge. In addition, the importance of interdisciplinary practices and motivation as a generator of interest and active student participation are highlighted by this research. From the teachers’ responses, it can also be seen that the contextualization in the teaching and learning processes is a possibility to problematize their reality, which contributes to the formation of critical and autonomous thinkers.Keywords: Contextualization in science and mathematics. Meaningful learning. Motivation to learn.
id Feevale-3_0db41c5c5cca3bf613c4e765f245fc7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1561
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAContextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.O presente artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa a respeito das percepções de docentes sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática. A questão central dessa pesquisa é: quais as percepções de professores da Educação Básica sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática? Para respondê-la, 17 docentes escreveram depoimentos sobre o tema, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Para tanto, os depoimentos dos docentes foram desconstruídos em unidades de sentido, as quais foram agrupadas em categorias emergentes iniciais. Essas, ao serem reagrupadas por semelhança originaram as duas categorias finais de análise: contextualização como modo de aprender com significado em Ciências e Matemática e contextualização como modo de motivar para aprender. Como principal conclusão, os participantes da pesquisa percebem que a contextualização possibilita a construção de significações e relações entre os saberes – aqueles que os estudantes já possuem com os conhecimentos científicos. Além disso, destacam-se a importância de práticas interdisciplinares e da motivação como geradora de interesse e participação ativa do estudante. Pelas respostas dos docentes, depreende-se, ainda, que a contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é possibilidade de problematizar a sua realidade, o que contribui para a formação de sujeitos críticos e autônomos.Palavras-chave: Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.ABSTRACTThe present article shows a qualitative research on the teachers’ perceptions about the contextualization in Science and Mathematics learning. The research main question is: Which are the teachers’ perceptions about contextualization during Science and Mathematics learning in basic education? In order to answer that, 17 teachers wrote testimonies on the subject, which were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). For this, teachers’ statements were deconstructed in units of meaning, which were grouped into initial emergent categories. These, when regrouped by similarity, gave rise to the two final categories of analysis: contextualization as a way of learning with meaning in Science and Mathematics and contextualization as a way of motivating to learn. As a main conclusion, the participants of the research realize that contextualization allows the construction of meanings and relations between the knowledge - those that the students already possess with the scientific knowledge. In addition, the importance of interdisciplinary practices and motivation as a generator of interest and active student participation are highlighted by this research. From the teachers’ responses, it can also be seen that the contextualization in the teaching and learning processes is a possibility to problematize their reality, which contributes to the formation of critical and autonomous thinkers.Keywords: Contextualization in science and mathematics. Meaningful learning. Motivation to learn.Universidade Feevale2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/156110.25112/rco.v2i0.1561Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 75-922176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1561/2368Copyright (c) 2019 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaffi, CarolinePrediger, Thaísa LaiaraRocha Filho, João Bernardes daRamos, Maurivan Güntzel2019-08-17T01:13:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1561Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:13:45Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
title A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
spellingShingle A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Maffi, Caroline
Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.
title_short A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
title_full A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
title_fullStr A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
title_sort A CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
author Maffi, Caroline
author_facet Maffi, Caroline
Prediger, Thaísa Laiara
Rocha Filho, João Bernardes da
Ramos, Maurivan Güntzel
author_role author
author2 Prediger, Thaísa Laiara
Rocha Filho, João Bernardes da
Ramos, Maurivan Güntzel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maffi, Caroline
Prediger, Thaísa Laiara
Rocha Filho, João Bernardes da
Ramos, Maurivan Güntzel
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.
topic Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.
description O presente artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa a respeito das percepções de docentes sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática. A questão central dessa pesquisa é: quais as percepções de professores da Educação Básica sobre a contextualização na aprendizagem de Ciências e Matemática? Para respondê-la, 17 docentes escreveram depoimentos sobre o tema, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Para tanto, os depoimentos dos docentes foram desconstruídos em unidades de sentido, as quais foram agrupadas em categorias emergentes iniciais. Essas, ao serem reagrupadas por semelhança originaram as duas categorias finais de análise: contextualização como modo de aprender com significado em Ciências e Matemática e contextualização como modo de motivar para aprender. Como principal conclusão, os participantes da pesquisa percebem que a contextualização possibilita a construção de significações e relações entre os saberes – aqueles que os estudantes já possuem com os conhecimentos científicos. Além disso, destacam-se a importância de práticas interdisciplinares e da motivação como geradora de interesse e participação ativa do estudante. Pelas respostas dos docentes, depreende-se, ainda, que a contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é possibilidade de problematizar a sua realidade, o que contribui para a formação de sujeitos críticos e autônomos.Palavras-chave: Contextualização em ciências e matemática. Aprendizagem com significado. Motivação para aprender.ABSTRACTThe present article shows a qualitative research on the teachers’ perceptions about the contextualization in Science and Mathematics learning. The research main question is: Which are the teachers’ perceptions about contextualization during Science and Mathematics learning in basic education? In order to answer that, 17 teachers wrote testimonies on the subject, which were analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA). For this, teachers’ statements were deconstructed in units of meaning, which were grouped into initial emergent categories. These, when regrouped by similarity, gave rise to the two final categories of analysis: contextualization as a way of learning with meaning in Science and Mathematics and contextualization as a way of motivating to learn. As a main conclusion, the participants of the research realize that contextualization allows the construction of meanings and relations between the knowledge - those that the students already possess with the scientific knowledge. In addition, the importance of interdisciplinary practices and motivation as a generator of interest and active student participation are highlighted by this research. From the teachers’ responses, it can also be seen that the contextualization in the teaching and learning processes is a possibility to problematize their reality, which contributes to the formation of critical and autonomous thinkers.Keywords: Contextualization in science and mathematics. Meaningful learning. Motivation to learn.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1561
10.25112/rco.v2i0.1561
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1561
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1561/2368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2019): Maio / Agosto; 75-92
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930995306496