O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wesley Gomes da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Aléx Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467
Resumo: O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação.
id FAMA-0_853b01706c42bfcd7850154ff21cc60c
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/467
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOEducação. Educação Matemática.Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos.O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Wesley Gomes daSilva, Aléx Gomes da2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/46710.29031/pedf.v14i12.467Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 72-862178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467/388Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/467Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.273Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Silva, Wesley Gomes da
Educação. Educação Matemática.
Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos.
title_short O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
title_sort O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
author Silva, Wesley Gomes da
author_facet Silva, Wesley Gomes da
Silva, Aléx Gomes da
author_role author
author2 Silva, Aléx Gomes da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wesley Gomes da
Silva, Aléx Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Educação Matemática.
Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos.
topic Educação. Educação Matemática.
Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação.
description O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467
10.29031/pedf.v14i12.467
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i12.467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467/388
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 72-86
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926424604672