O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467 |
Resumo: | O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação. |
id |
FAMA-0_853b01706c42bfcd7850154ff21cc60c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/467 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOEducação. Educação Matemática.Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos.O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Wesley Gomes daSilva, Aléx Gomes da2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/46710.29031/pedf.v14i12.467Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 72-862178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467/388Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/467Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.273Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO Silva, Wesley Gomes da Educação. Educação Matemática. Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos. |
title_short |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR SOFTWARES E APLICATIVOS: ALGUMAS ABORDAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
author |
Silva, Wesley Gomes da |
author_facet |
Silva, Wesley Gomes da Silva, Aléx Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aléx Gomes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wesley Gomes da Silva, Aléx Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação Matemática. Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos. |
topic |
Educação. Educação Matemática. Ensino de Matemática. Softwares e aplicativos. Livros didáticos. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação. |
description |
O presente artigo procurou verificar as indicações de uso de softwares e aplicativos em sala de aula, relacionando-se com o processo de ensino-aprendizagem e, contribuindo, dessa forma, com aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, na perspectiva da abordagem qualitativa e valendo-se da pesquisa bibliográfica, analisaram-se duas coleções de livros didáticos do Ensino Médio que abordam esse tema, em específico no conteúdo de Matemática. A escolha das obras ocorreu dentre as coleções que integraram o Guia do Livro Didático 2017. Os dados mostram que as coleções investigadas evidenciam práticas e metodologias voltadas para o conhecimento tecnológico do educando, demonstrando as aplicabilidades e importância da utilização desses recursos na educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467 10.29031/pedf.v14i12.467 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i12.467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/467/388 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 12 (2019): Pedagogia em Foco; 72-86 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926424604672 |