EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Adão Aparecido
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Perin, Conceição Solange Bution, Máximo, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/250
Resumo: A proposta deste estudo é analisar algumas ideias de Alexis N. Leontiev (1903-1979) para a formação humana. A produção teórica desse psicólogo marxista nos convida a superar a concepção naturalizante do ser humano no campo da educação. Nesse sentido, tomamos como objeto de análise ‘O homem e a cultura’ (LEONTIEV, 2004). Neste texto, o autor apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do homem enquanto ser sócio-histórico; a constituição da espécie humana; a filogênese, a ontogênese e a educação como condição necessária e específica do desenvolvimento do homem social, demonstrando os entraves postos à educação na sociedade capitalista. Neste estudo averiguamos que a formação humana é produto da evolução da espécie, impulsionada pela atividade criativa e produtiva do homem - o trabalho -, atividade propulsora dos fenômenos externos da cultura material e intelectual. Com isso, o autor evidencia que não são dadas as condições que humanizam o indivíduo; isso requer a apropriação e a reprodução da cultura produzida pela geração precedente. Essa condição é responsável tanto pela formação das faculdades específicas do homem quanto da continuidade do progresso da humanidade. De acordo com o autor, não existe transmissão de conhecimentos sem mediação. Esta afirmação tem implicações significativas no campo das reflexões e das práticas pedagógicas, que têm como função social potencializar a formação humana.
id FAMA-0_a4929b00ab9bada757c010f0bbb7b495
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/250
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEVEducação. Fundamentos da Educação. Psicologia da EducaçãoLeontiev. Formação humana. Educação e ensino.A proposta deste estudo é analisar algumas ideias de Alexis N. Leontiev (1903-1979) para a formação humana. A produção teórica desse psicólogo marxista nos convida a superar a concepção naturalizante do ser humano no campo da educação. Nesse sentido, tomamos como objeto de análise ‘O homem e a cultura’ (LEONTIEV, 2004). Neste texto, o autor apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do homem enquanto ser sócio-histórico; a constituição da espécie humana; a filogênese, a ontogênese e a educação como condição necessária e específica do desenvolvimento do homem social, demonstrando os entraves postos à educação na sociedade capitalista. Neste estudo averiguamos que a formação humana é produto da evolução da espécie, impulsionada pela atividade criativa e produtiva do homem - o trabalho -, atividade propulsora dos fenômenos externos da cultura material e intelectual. Com isso, o autor evidencia que não são dadas as condições que humanizam o indivíduo; isso requer a apropriação e a reprodução da cultura produzida pela geração precedente. Essa condição é responsável tanto pela formação das faculdades específicas do homem quanto da continuidade do progresso da humanidade. De acordo com o autor, não existe transmissão de conhecimentos sem mediação. Esta afirmação tem implicações significativas no campo das reflexões e das práticas pedagógicas, que têm como função social potencializar a formação humana.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMolina, Adão AparecidoPerin, Conceição Solange ButionMáximo, Maria José2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/25010.29031/pedf.v12i8.250Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 74-862178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/250/264Direitos autorais 2017 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/250Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.397Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
title EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
spellingShingle EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
Molina, Adão Aparecido
Educação. Fundamentos da Educação. Psicologia da Educação
Leontiev. Formação humana. Educação e ensino.
title_short EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
title_full EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
title_fullStr EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
title_sort EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA PSICOLOGIA DE LEONTIEV
author Molina, Adão Aparecido
author_facet Molina, Adão Aparecido
Perin, Conceição Solange Bution
Máximo, Maria José
author_role author
author2 Perin, Conceição Solange Bution
Máximo, Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Adão Aparecido
Perin, Conceição Solange Bution
Máximo, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Fundamentos da Educação. Psicologia da Educação
Leontiev. Formação humana. Educação e ensino.
topic Educação. Fundamentos da Educação. Psicologia da Educação
Leontiev. Formação humana. Educação e ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv A proposta deste estudo é analisar algumas ideias de Alexis N. Leontiev (1903-1979) para a formação humana. A produção teórica desse psicólogo marxista nos convida a superar a concepção naturalizante do ser humano no campo da educação. Nesse sentido, tomamos como objeto de análise ‘O homem e a cultura’ (LEONTIEV, 2004). Neste texto, o autor apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do homem enquanto ser sócio-histórico; a constituição da espécie humana; a filogênese, a ontogênese e a educação como condição necessária e específica do desenvolvimento do homem social, demonstrando os entraves postos à educação na sociedade capitalista. Neste estudo averiguamos que a formação humana é produto da evolução da espécie, impulsionada pela atividade criativa e produtiva do homem - o trabalho -, atividade propulsora dos fenômenos externos da cultura material e intelectual. Com isso, o autor evidencia que não são dadas as condições que humanizam o indivíduo; isso requer a apropriação e a reprodução da cultura produzida pela geração precedente. Essa condição é responsável tanto pela formação das faculdades específicas do homem quanto da continuidade do progresso da humanidade. De acordo com o autor, não existe transmissão de conhecimentos sem mediação. Esta afirmação tem implicações significativas no campo das reflexões e das práticas pedagógicas, que têm como função social potencializar a formação humana.
description A proposta deste estudo é analisar algumas ideias de Alexis N. Leontiev (1903-1979) para a formação humana. A produção teórica desse psicólogo marxista nos convida a superar a concepção naturalizante do ser humano no campo da educação. Nesse sentido, tomamos como objeto de análise ‘O homem e a cultura’ (LEONTIEV, 2004). Neste texto, o autor apresenta um estudo sobre o desenvolvimento do homem enquanto ser sócio-histórico; a constituição da espécie humana; a filogênese, a ontogênese e a educação como condição necessária e específica do desenvolvimento do homem social, demonstrando os entraves postos à educação na sociedade capitalista. Neste estudo averiguamos que a formação humana é produto da evolução da espécie, impulsionada pela atividade criativa e produtiva do homem - o trabalho -, atividade propulsora dos fenômenos externos da cultura material e intelectual. Com isso, o autor evidencia que não são dadas as condições que humanizam o indivíduo; isso requer a apropriação e a reprodução da cultura produzida pela geração precedente. Essa condição é responsável tanto pela formação das faculdades específicas do homem quanto da continuidade do progresso da humanidade. De acordo com o autor, não existe transmissão de conhecimentos sem mediação. Esta afirmação tem implicações significativas no campo das reflexões e das práticas pedagógicas, que têm como função social potencializar a formação humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/250
10.29031/pedf.v12i8.250
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/250
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v12i8.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/250/264
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 12, n. 8 (2017): Pedagogia em Foco; 74-86
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925998882816