VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanata, Eliana Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Couto, Maria Aparecida, Matos, Larissa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323
Resumo: Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem.
id FAMA-0_afd90042d8a99ab3560d65e64b024b68
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/323
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOSEducação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino;Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos.Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAZanata, Eliana MarquesCouto, Maria AparecidaMatos, Larissa de Oliveira2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32310.29031/pedf.v13i9.323Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 90-1112178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323/279http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/323/33Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/323Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.447Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
title VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
spellingShingle VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
Zanata, Eliana Marques
Educação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino;
Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos.
title_short VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
title_full VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
title_fullStr VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
title_full_unstemmed VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
title_sort VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
author Zanata, Eliana Marques
author_facet Zanata, Eliana Marques
Couto, Maria Aparecida
Matos, Larissa de Oliveira
author_role author
author2 Couto, Maria Aparecida
Matos, Larissa de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques
Couto, Maria Aparecida
Matos, Larissa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino;
Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos.
topic Educação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino;
Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem.
description Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323
10.29031/pedf.v13i9.323
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v13i9.323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323/279
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/323/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 90-111
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926307164160