VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323 |
Resumo: | Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem. |
id |
FAMA-0_afd90042d8a99ab3560d65e64b024b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/323 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOSEducação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino;Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos.Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAZanata, Eliana MarquesCouto, Maria AparecidaMatos, Larissa de Oliveira2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/32310.29031/pedf.v13i9.323Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 90-1112178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323/279http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/323/33Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/323Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:19.447Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
title |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
spellingShingle |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS Zanata, Eliana Marques Educação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino; Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos. |
title_short |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
title_full |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
title_fullStr |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
title_full_unstemmed |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
title_sort |
VALIDAÇÃO DE IMAGENS DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS |
author |
Zanata, Eliana Marques |
author_facet |
Zanata, Eliana Marques Couto, Maria Aparecida Matos, Larissa de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Maria Aparecida Matos, Larissa de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanata, Eliana Marques Couto, Maria Aparecida Matos, Larissa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino; Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos. |
topic |
Educação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino; Material didático. Alfabeto. Educação de Jovens e Adultos. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem. |
description |
Este trabalho originou-se como instrumento para validação de um alfabeto ilustrado elaborado para jovens, adultos e idosos, desenvolvido por Maria Aparecida Couto como parte da dissertação de mestrado do programa de Mestrado Profissional da UNESP, Docência para a Educação Básica, Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru, intitulado “Mediação pedagógica com apoio de material didático para Educação de Jovens e Adultos”. Caracterizada como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, a coleta de dados se deu sob a orientação teórica freireana, com a apresentação de uma série de imagens representativas das letras do alfabeto, disponibilizadas para 18 educandos de salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em fase de alfabetização. A este público foi questionada a pertinência ou não da figura e, em caso de negativa, que apontassem qual palavra poderia ser representativa da letra em questão. Ao final da coleta constatamos que, para a elaboração de qualquer material/prática educativa, além de compreender o contexto histórico social dos discentes envolvidos no processo, é imprescindível o envolvimento dos educandos, a quem esse material/prática se destina, durante sua laboração. Os resultados apontam que as respostas dos educandos foram fundamentadas em suas vivências, comprovando o embasamento teórico desta pesquisa que afirma o educando de EJA como sujeito pleno, possuidor de saberes e ciente de seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323 10.29031/pedf.v13i9.323 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v13i9.323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/323/279 http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/downloadSuppFile/323/33 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 13, n. 9 (2018): Pedagogia em Foco; 90-111 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926307164160 |