ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Barbosa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Aline dos Anjos, Silva, Jacqueline Silva da, Martins, Silvana Neumann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia.
id FAMA-0_c1a35dc2adc767a100d69460792fcef3
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/401
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADEEducação. Formação de professoresFormação docente; Educação Básica; Ensino SuperiorEste artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Adriana Barbosa daLima, Aline dos AnjosSilva, Jacqueline Silva daMartins, Silvana Neumann2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/40110.29031/pedf.v14i11.401Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 22-322178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401/352Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/401Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.629Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
title ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
Silva, Adriana Barbosa da
Educação. Formação de professores
Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior
title_short ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
title_full ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
title_sort ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
author Silva, Adriana Barbosa da
author_facet Silva, Adriana Barbosa da
Lima, Aline dos Anjos
Silva, Jacqueline Silva da
Martins, Silvana Neumann
author_role author
author2 Lima, Aline dos Anjos
Silva, Jacqueline Silva da
Martins, Silvana Neumann
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Barbosa da
Lima, Aline dos Anjos
Silva, Jacqueline Silva da
Martins, Silvana Neumann
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Formação de professores
Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior
topic Educação. Formação de professores
Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia.
description Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401
10.29031/pedf.v14i11.401
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401
identifier_str_mv 10.29031/pedf.v14i11.401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401/352
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 22-32
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926032437248