ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia. |
id |
FAMA-0_c1a35dc2adc767a100d69460792fcef3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/401 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADEEducação. Formação de professoresFormação docente; Educação Básica; Ensino SuperiorEste artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMASilva, Adriana Barbosa daLima, Aline dos AnjosSilva, Jacqueline Silva daMartins, Silvana Neumann2019-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/40110.29031/pedf.v14i11.401Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 22-322178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401/352Direitos autorais 2019 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/401Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.629Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
title |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
spellingShingle |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE Silva, Adriana Barbosa da Educação. Formação de professores Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior |
title_short |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
title_fullStr |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
title_full_unstemmed |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
title_sort |
ENTRE ELEFANTES E GAZELAS: UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE |
author |
Silva, Adriana Barbosa da |
author_facet |
Silva, Adriana Barbosa da Lima, Aline dos Anjos Silva, Jacqueline Silva da Martins, Silvana Neumann |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Aline dos Anjos Silva, Jacqueline Silva da Martins, Silvana Neumann |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Barbosa da Lima, Aline dos Anjos Silva, Jacqueline Silva da Martins, Silvana Neumann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação de professores Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior |
topic |
Educação. Formação de professores Formação docente; Educação Básica; Ensino Superior |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia. |
description |
Este artigo tem como objetivo discutir a formação de professores no contexto contemporâneo, pensando nas instituições de ensino como elefantes que são um grande peso devido as suas dificuldades de acompanhar a velocidade do desenvolvimento do mundo que se move como uma gazela. Buscamos, portanto, refletir quais são as possibilidades de que as escolas acompanhem essas rápidas mudanças e deixem de ser apenas reprodutoras de conhecimentos, muitas vezes, até desatualizados e que já não mais servem à sociedade em sua contemporaneidade. Assim, começamos tratando dos desafios e das potencialidades da formação docente nesta tarefa difícil, mas fundamental e, em seguida, abordamos sobre o que se espera para a formação destes profissionais da educação, a fim da promoção de mudanças. Ao final, enfatizamos que a dificuldade de transformar teoria e prática em uma relação dialética ainda é forte, tanto na fala dos professores em formação como na daqueles que buscam formação continuada. Sendo que, uma das formas capazes de transformar essa realidade é abrindo os territórios universitários para que a escola possa evidenciar e ampliar os seus saberes, não apenas como fonte de pesquisa, mas como uma instituição potente que possui total capacidade para dialogar com a academia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401 10.29031/pedf.v14i11.401 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401 |
identifier_str_mv |
10.29031/pedf.v14i11.401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/401/352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 14, n. 11 (2019): Pedagogia em Foco; 22-32 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926032437248 |