A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GEGLIO, Paulo César
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: NASCIMENTO, João Agnaldo do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204
Resumo: Apresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios.
id UFMT-3_5fab2cd6f081f349c0000d797235021a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14204
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLARFormação DocenteEnsino SuperiorEducação BásicaApresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios.Universidade Federal de Mato Grosso2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1420410.29286/rep.v32ijan/dez.14204Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 234-2532238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204/12366Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGEGLIO, Paulo CésarNASCIMENTO, João Agnaldo do2023-03-23T14:54:53Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14204Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T14:54:53Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
title A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
spellingShingle A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
GEGLIO, Paulo César
Formação Docente
Ensino Superior
Educação Básica
title_short A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
title_full A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
title_fullStr A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
title_sort A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE COM BASE NO CENSO ESCOLAR
author GEGLIO, Paulo César
author_facet GEGLIO, Paulo César
NASCIMENTO, João Agnaldo do
author_role author
author2 NASCIMENTO, João Agnaldo do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GEGLIO, Paulo César
NASCIMENTO, João Agnaldo do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Ensino Superior
Educação Básica
topic Formação Docente
Ensino Superior
Educação Básica
description Apresenta análise comparativa sobre a formação dos professores da educação básica, com base nos dados do censo da educação dos últimos 20 anos. A discussão é estimulada pela Meta 15 do PNE 2014-2024, que registra a necessidade de todos os professores ter formação em curso superior de licenciatura até o final do ciclo. Verificou-se a evolução no quantitativo de professores nessa condição e se é possível atingir a meta. Conclui-se que ainda há muitos professores sem essa formação e conjectura-se que a Meta 15 não será atingida, quiçá no final do próximo PNE, se não houver um esforço entre União, estados e municípios.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204
10.29286/rep.v32ijan/dez.14204
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.14204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14204/12366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 234-253
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217687724032