UMA CONTRIBUIÇÃO DO VIDEOGAME NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão Junior, Cleber Mena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Royer, Marcia Regina, Zanatta, Shalimar Calegari, Carvalho, Hercilia Alves Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/354
Resumo: O objetivo principal do estudo foi analisar as contribuições da aplicação das novas tecnologias nas aulas de Educação Física – em específico o videogame – como ferramenta de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Estância Velha no Rio Grande do Sul. A metodologia da pesquisa apoiou-se no paradigma qualitativo descritivo interpretativo. Os instrumentos escolhidos para realizar a coleta de informações foram: a) observação; b) intervenção com a utilização do videogame e c) entrevista semi-estruturada. Colaborou para a investigação, uma amostra de 21 alunos da sétima série do ensino fundamental. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias: aprendizado, contribuições e corpo em movimento. Os achados do estudo permitem observar que não há como nos opormos aos avanços tecnológicos da sociedade, desde cedo os alunos estão em contato com este universo, e como professores devemos nos apropriar destas tecnologias. Além disto, os videogames podem ser elementos atrativos, pois fogem do cotidiano comum das escolas e isto pode resgatar a valorização das aulas, por parte dos alunos, proporcionando uma educação que não se limite a ter os estudantes como meros espectadores do saber.
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