O CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS TÉCNICOS NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: SEUS DILEMAS E PERSPECTIVAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/415 |
Resumo: | Com o propósito de buscar aprofundar a discussão sobre os desafios da atuação do professor vinculado à carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e analisar as ações pedagógicas que possibilitam e/ou dificultam a integração do currículo nos cursos técnicos na modalidade integrado, esta pesquisa aplicada buscou compreender o pensar da materialização da educação integral proposta nos documentos oficiais, tendo como sujeitos os alunos e professores dos Cursos Técnicos Integrados no período de 2012/2014 no IFMG, campus Governador Valadares e campus São João Evangelista, num total de 118 professores, sendo porém os respondentes, 50 de São João Evangelista e 21 de Governador Valadares. Neste trabalho, discutiremos as percepções dos professores da EBTT em relação ao currículo integrado e o fazer profissional destes sujeitos visando atender às necessidades de uma educação integradora pautada nos princípios indissociáveis da ciência, do trabalho e da cultura, deixando o recorte dos alunos para análise posterior. A pesquisa aplicada recebeu financiamento da FAPEMIG, tendo dois bolsistas de PIBIC Jr e utilizou-se de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos para análise dos dados. Os dados aqui apresentados apontam as percepções e os desafios dos professores para implementação de um currículo integrado no ensino médio: desconhecimento da legislação e bibliografias sobre o tema, infraestrutura e recursos didáticos, organização curricular inadequada, despreparo por parte dos atores envolvidos, falta de diálogo entre os docentes, e falta de interesse da gestão dos campi e do setor pedagógico. A partir deste estudo, discutido na instituição, algumas ações foram pensadas no sentido de superação dos desafios apresentados. |
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O CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS TÉCNICOS NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: SEUS DILEMAS E PERSPECTIVASCurrículo integrado. Fazer pedagógico. Educação integral.Com o propósito de buscar aprofundar a discussão sobre os desafios da atuação do professor vinculado à carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e analisar as ações pedagógicas que possibilitam e/ou dificultam a integração do currículo nos cursos técnicos na modalidade integrado, esta pesquisa aplicada buscou compreender o pensar da materialização da educação integral proposta nos documentos oficiais, tendo como sujeitos os alunos e professores dos Cursos Técnicos Integrados no período de 2012/2014 no IFMG, campus Governador Valadares e campus São João Evangelista, num total de 118 professores, sendo porém os respondentes, 50 de São João Evangelista e 21 de Governador Valadares. Neste trabalho, discutiremos as percepções dos professores da EBTT em relação ao currículo integrado e o fazer profissional destes sujeitos visando atender às necessidades de uma educação integradora pautada nos princípios indissociáveis da ciência, do trabalho e da cultura, deixando o recorte dos alunos para análise posterior. A pesquisa aplicada recebeu financiamento da FAPEMIG, tendo dois bolsistas de PIBIC Jr e utilizou-se de procedimentos metodológicos qualitativos e quantitativos para análise dos dados. Os dados aqui apresentados apontam as percepções e os desafios dos professores para implementação de um currículo integrado no ensino médio: desconhecimento da legislação e bibliografias sobre o tema, infraestrutura e recursos didáticos, organização curricular inadequada, despreparo por parte dos atores envolvidos, falta de diálogo entre os docentes, e falta de interesse da gestão dos campi e do setor pedagógico. A partir deste estudo, discutido na instituição, algumas ações foram pensadas no sentido de superação dos desafios apresentados.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAFaria, Luci Aparecida Souza Borges deMarinho Júnior, Lenício Dutra2018-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/41510.29031/pedf.v13i10.415Pedagogia em Foco; v. 13, n. 10 (2018): Pedagogia em Foco; 92-1032178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/415/313Direitos autorais 2018 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/415Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.707Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
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