FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casério, Vera Mariza Regino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fantin, Fernanda Carneiro Bechara, Antonio Junior, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225
Resumo: O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação.
id FAMA-0_ec040325c9e2adc8d1f65f320fb2c9e8
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/225
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SPEducação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino.O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACasério, Vera Mariza ReginoFantin, Fernanda Carneiro BecharaAntonio Junior, Wagner2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 57-712178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225/190Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/225Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.426Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
title FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
Casério, Vera Mariza Regino
Educação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
author Casério, Vera Mariza Regino
author_facet Casério, Vera Mariza Regino
Fantin, Fernanda Carneiro Bechara
Antonio Junior, Wagner
author_role author
author2 Fantin, Fernanda Carneiro Bechara
Antonio Junior, Wagner
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Casério, Vera Mariza Regino
Fantin, Fernanda Carneiro Bechara
Antonio Junior, Wagner
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino.
topic Educação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação.
description O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 57-71
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742926444527616