FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pedagogia em Foco (Online) |
Texto Completo: | http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225 |
Resumo: | O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação. |
id |
FAMA-0_ec040325c9e2adc8d1f65f320fb2c9e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revista.facfama.edu.br:article/225 |
network_acronym_str |
FAMA-0 |
network_name_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SPEducação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino.O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMACasério, Vera Mariza ReginoFantin, Fernanda Carneiro BecharaAntonio Junior, Wagner2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 57-712178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225/190Direitos autorais 2016 Pedagogia em Focohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:19Zoai:revista.facfama.edu.br:article/225Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:20.426Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP Casério, Vera Mariza Regino Educação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE BAURU/SP |
author |
Casério, Vera Mariza Regino |
author_facet |
Casério, Vera Mariza Regino Fantin, Fernanda Carneiro Bechara Antonio Junior, Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Fantin, Fernanda Carneiro Bechara Antonio Junior, Wagner |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casério, Vera Mariza Regino Fantin, Fernanda Carneiro Bechara Antonio Junior, Wagner |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino. |
topic |
Educação Básica. Formação continuada. Sistema Municipal de Ensino. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação. |
description |
O presente artigo parte do acesso teórico à problemática da formação continuada para, na sequência, compor um painel que possibilite dialogar a respeito das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru/SP. Tais ações avançam no sentido de oferecer suporte pedagógico aos educadores, por meio da formação continuada, da orientação pedagógica e de projetos de pesquisa e extensão. A articulação deste processo é realizada pelo Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, composto por três divisões: Divisão de Coordenação de Áreas, Divisão de Projetos e Pesquisas Educacionais e Divisão de Formação Continuada. As considerações iniciais contribuem para pensar o papel e as possibilidades das Secretarias de Educação como polos de formação continuada. Assim, o objetivo desta investigação é analisar a formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Bauru e seu impacto no contexto educacional. Este trabalho caracterizou-se pela metodologia investigativa, desenvolvendo-se por meio do levantamento de dados dos catálogos de cursos da formação continuada referentes ao período de 2010 a 2016. Os resultados apontam a necessidade de continuação das ações de formação no âmbito da educação municipal, visto que os dados apontam melhorias no processo de profissionalização docente, na socialização e no compartilhamento de sentidos e significados, na organização do trabalho pedagógico e no clima escolar e o empoderamento dos sujeitos da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225 |
url |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/225/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Pedagogia em Foco http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco; v. 11, n. 6 (2016): Pedagogia em Foco; 57-71 2178-3039 1808-1576 reponame:Pedagogia em Foco (Online) instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) instacron:FAMA |
reponame_str |
Pedagogia em Foco (Online) |
collection |
Pedagogia em Foco (Online) |
instname_str |
Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
instacron_str |
FAMA |
institution |
FAMA |
repository.name.fl_str_mv |
Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676742926444527616 |